12 de agosto de 2010

Citroen C4 WRC ou Ford Focus WRC: Qual o melhor?


Autosport.pt - Depois do domínio que os Citroën C4 WRC têm evidenciado em 2010, eis que a Ford vence na Finlândia, dominando a prova, primeiro com Mikko Hirvonen, depois com Jari-Matti Latvala.

O conhecimento dos troços por parte dos dois pilotos finlandeses é uma boa parte da resposta, mas o facto do Focus se adaptar melhor que o C4 aos rápidos troços nórdicos também pode ser apontado como uma boa explicação.

Não foi à toa que os carros da M-Sport venceram quatro das últimas cinco edições da prova finlandesa, mas a questão é que em termos de título de Marcas, a vitória agora alcançada pouco significado tem já que, em conjunto e mesmo sem ganhar, a Citroen aumentou o seu pecúlio de vantagem para os 55 pontos de diferença face à rival, o que a aproxima ainda mais do título.

Na Finlândia, os C4 estiveram tão competitivos como habitualmente, e garantiram quatro das cinco primeiras posições, mas a verdade é que, na Finlândia... sê finlandês.

Focus ou C4 WRC?

Aliás, saber se o Ford Focus WRC é mais competitivo do que o Citroën C4 WRC ou vice-versa, é um bom exercício, mas que tem demasiadas variáveis. Se compararmos a coexistência dos dois modelos, a partir de Janeiro de 2007 concluimos que o C4 venceu por 31 vezes e o Focus apenas 20, mas há várias nuances pelo meio.

Das 31 vitórias, Loeb arrecadou...30. Ogier a outra, e todos se lembram onde! No único ano que coexistiram com estes dois carros, Loeb e Gronholm, o francês venceu oito ralis e o finlandês cinco, o que significa que com pilotos mais equilibrados as diferenças entre modelos também não seriam tão grandes. De qualquer modo, há outra explicação, há uns tempos referida pelo nosso jornalista no WRC, Martin Holmes:

"Primeiro, acredito que a caixa de cinco velocidades não permite que o motor do Ford tenha as melhores performances nos ralis com troços em altitude, como o México e a Bulgária, embora isso não explique porque é que os Ford estiveram tão mal em Portugal. Depois, já não há desenvolvimento no motor Ford há muito tempo, dois ou três anos, e gradualmente os seus motores têm-se tornado menos competitivos. A Pipo Moteurs chegou a produzir um desenvolvimento experimental há 18 meses, mas acabou por não ser aprovado pela Ford, simplesmente porque na altura a Ford não sabia se iria continuar no Mundial de Ralis ou não. Tudo isto junto, e o facto do Ford ter atingido o pico de desenvolvimento mais cedo, porque o carro também nasceu mais cedo que o C4 WRC, fizeram o resto.", referiu Holmes.

Et voilá, por aqui se explica um ano bem menos conseguido para os lados da Ford, onde um dos pilotos está a fazer o que se esperava dele, Latvala, que já venceu por duas vezes, e o que ao invés de crescer, perdeu competitividade foi Mikko Hirvonen, que depois de entrar a vencer cometeu vários erros ao melhor estilo do seu colega de equipa.

Para acentuar ainda mais as diferenças, a Citroen recebeu em 2008 um piloto, Ogier, que em apenas dois anos já corre de igual para igual com Loeb, ainda que não em todos os tipos de piso e ralis. Petter Solberg também já mostrou andamento para vencer, e só Sordo está numa fase má da sua carreira, pois quando se esperava que desse o salto em direção à primeira vitória, estagnou...e viu surgir Ogier, que já lhe roubou o lugar na equipa oficial.

Em resumo, o C4 parece ser melhor que o Focus, mas ainda podemos acrescentar mais um elemento de dúvida. Foram 11 as vitórias do C4 WRC em piso de asfalto, contra zero dos Ford. Sintomático! E pode ser nesse piso que está toda a diferença...

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