15 de setembro de 2009

The Flying Finns - Origem e História

Não satisfeito em acompanhar um só flying finn, O The Iceman Brasil, apartir de hoje passa a acompanhar diariamente e sempre que possivel todos os finlandeses voadores, da F1 ao Rally passando pelos saltos supreedentes do ski jumping, e uma vez e outro fazendo um pit stop na Moto Gp e outras categorias do automobilismo.
Flying Finns (em português: Finlandeses Voadores, em finlandês: Lentävä suomalainen) é a denominação dada pela mídia internacional ao grupo de atletas da Finlândia que, nos anos 1920 e 30 do século passado, dominaram as provas de atletismo de meio-fundo e fundo dos Jogos Olímpicos, alcançando na época a mesma supremacia em qualidade e quantidade hoje em poder de africanos nas mesmas provas, principalmente de atletas do Quênia e da Etiópia. Mas devemos lembrar que na época a hegemonia foi apenas dos finlandeses que resultou em 47 medalhas obtidas nas provas de 1.500 metros, em 6 jogos olímpicos dando uma média aproximada de 6 medalhas por jogos. Nos jogos de 1924 conseguiram nada menos do que 13 medalhas e nos Jogos de 1928, 10 medalhas. Entre estas 47 medalhas nada menos do que 25 foram medalhas de ouro, impressionante.
>> Johannes Kolehmainen: O primeiro finlandês a receber o apelido no singular foi Hannes Kolehmainen, também conhecido como Hannes Risonho, que apareceu do nada nos Jogos de Estocolmo 1912 para ganhar três medalhas de ouro e quebrar dois recordes mundiais nas provas de longa distância, incluindo um ouro na maratona nos primeiros Jogos pós-I Guerra Mundial, em Antuérpia 1920.. Lembrando que Kolehmainen poderia ter uma carreira olímpica ainda mais laureada não fosse a não realização dos Jogos de 1916 em função da 1ª Guerra Mundial . Kolehmainen que era vegetariano realizou uma memorável final dos 5000 metros quando derrotou o francês Jean Bouin em recorde mundial de 14:36.6 em 1912 depois de uma luta volta a volta.

Automobilismo
>> Rally - O termo também passou a ser usado para designar os finlandeses que se destacaram no automobilismo a partir dos anos 1960.
Timo Mäkinen foi o primeiro piloto a ser chamado de finlandês voador. Em 1968 a Castrol produziu um filme chamado "The Flying Finns". Consistia no Rali dos 1000 Lagos e documentava principalmente o duelo entre o então veterano Mäkinen e o novato Hannu Mikkola. O termo passou então a descrever a próxima geração de pilotos finlandeses, entre outros, os tetra-campeões do Campeonato Mundial de Rali Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen. Outro representante de peso no Rally foi o 2 vezes campeão mundial de rally Marcus Grönholm ele venceu o Campeonato Mundial de Rali de 2000 e de 2002 e também venceu o Race of Champions de 2002 (Ao lado de Heikki Kovalainen), levando para casa o Henri Toivonen Memorial Trophy e recebendo o título de "Campeão dos Campeões". Seu pai Ulf "Uffe" Grönholm foi também um piloto de rally que foi duas vezes campeão finlandês. Ele morreu durante o treino para a corrida de Hankiralli em 25 de fevereiro de 1981 em Kirkkonummi.

Hoje os Flying Finns do rally são representados pela dupla da Ford, o atual lider Mikko Hirvonen e seu companheiro Jari-Matti Latvala quarto colocado.


>> Fórmula 1 - O primeiro a levar o apelido à Fórmula 1 foi Leo Kinnunen, que o tinha impresso em seu capacete em 1970, quando venceu o World Sportscar Championship pela Porsche. Ele no entanto não foi capaz de repetir seu sucesso na Fórmula 1 com seu Surtees. Assim, Keke Rosberg se tornou o primeiro "finlandês voador" conhecido no esporte com a conquista do campeonato de 1982.
Provavelmente o mais famoso dos finlandeses voadores foi Mika Häkkinen que venceu o campeonato de pilotos da Fórmula 1 duas vezes e disputou a DTM entre 2005 e 2007. Kimi Räikkönen substituiu Häkkinen na McLaren-Mercedes em 2002 e também foi chamado de finlandês voador. Se juntou a ele em 2007 outro finlandês que receberia o apelido, Heikki Kovalainen.

>> Motociclismo - Em duas rodas, o mais famoso Flying Finn foi Jarno Saarinen, Também conhecido como 'The Baron', venceu o road racing World Championship como privateer em 1972, e ficou em segundo perto Giacomo Agostini na classe de 350cc. Saarinen morreu no ano seguinte, enquanto liderava, tanto o campeonato de 250cc como o das 500cc e competindo há apenas três anos. Ele escreveu seu nome nos livros de história do motociclismo tendo desenvolvido um novo estilo de pilotagem, que ainda é usado predominantemente até hoje; corpo pendurado fora da moto com o joelho perto do chão. Mika Kallio, Que terminou em segundo lugar no campeonato de 125cc em 2005 e 2006, também foi apelidado de "Flying Finn. Em 2009, depois de apresentar um bom desempenho na equipe satélite Pramac, Kallio ganhou uma oportunidade na equipe principal da Ducati, substituindo o campeão Casey Stoner afastado por problemas de saúde.
Fonte: Wikipedia e sites diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário