23 de setembro de 2009

Entrevista Exclusiva com Mika Häkkinen

Mika Hakkinen participou no inicio da semana de um evento promovido pelo grupo Johnnie Walker para o consumo responsável de bebidas alcoolicas, e concedeu uma entrevista exclusiva ao ESPN Star.
O Bicampeão mundial de F1, Mika Hakkinen dá-nos uma visão do mundo colorido da Fórmula 1.

A lenda finlandêsa foi em uma missão no mundo inteiro para ajudar os motoristas a pensar de forma responsável em seu papel como embaixador global da Johnnie Walker's para o consumo de bebida alcoolica responsável.

Não estranho a carros rápidos que viajam a velocidades cegas, Hakkinen sabe o que é preciso para vencer um campeonato do mundo de F1, com dois títulos em sua carreira.

Aqui alguns destaques de sua entrevista.

Primeiramente , o prejuízo de Felipe Massa.
MK: O Felipe Massa o que Felipe Massa experimentou foi muito azar e sorte ao mesmo tempo, porque ele sobreviveu. Foi inacreditável, mas ele vai se recuperar definitivamente.

Será que ele vai voltar um 100 por cento? De jeito nenhum. "
MH: Quando tive o meu acidente em 1995, psicologicamente, foi realmente difícil voltar. Eu fiquei em um hospital por um longo tempo e me senti muito frágil. No entanto, decidi que a minha forma naquele ponto do tempo foi ficando melhor e melhor a cada ano (antes da lesão) e uma vez que a minha condição melhorou, eu sabia que estava voltando. Eu estava voltando por completo.

O que faz um motorista querer voltar para um esporte tão perigoso depois de um acidente como este?

MH: Para mim, é como correr uma maratona. Se você decidir participar de uma maratona, uma vez que você começar a correr, os pés começam a doer e você está com sede, então a meio, você optar por desistir e parar. Tal coisa para mim. Quando você começa algo, você tem que percorrer todo o caminho até o fim.

O que se sente quando você está envolvido na disputa do campeonato?
MH: Seu corpo está sofrendo, sua mente está sofrendo. Não vou dizer que é uma experiência horrível, mas você está vivendo como uma pressão dentro. Você precisa sentir que você está fazendo. Não há espaço para erros e cada corrida é fundamental, cada ponto conta assim que você começar a se perguntar se a tomá-lo fácil e marcar alguns pontos ou vai tudo para uma vitória em cada corrida. Mas se você vai para uma vitória, você está assumindo um risco, por isso é difícil e você está vivendo em um ambiente pressurizado todo o caminho. "

Deveria existir ordens de time na F1?
MH: Eu nunca fiz isso antes, nunca minha equipe me perdiu para causar um acidente de carro deliberadamente. Claro que a paixão pode trazer a vitória sobre o engano. Mas você pode olhar no espelho para o resto de sua vida e dizer que eu sou o vencedor, eu sou o campeão, mas sei lá no fundo você esrá se enganando? Eu não poderia viver assim.

Sobre a temporada fenomenal da Brawn.
MH: GP Brawn passau por um tempo incrivelmente emocional no últimos anos, o que eles fizeram é brilhante, É incrível como Ross Brawn conseguiu ser tão legal todo esse tempo. Claro que as pessoas podem dizer que tinha um monte de tempo para conceber e melhorar o seu carro, mas eles merecem todo o crédito para a sua temporada fantástica. Eles têm dois pilotos muito bons, mas pouco antes do Grande Prêmio da Itália, eu olhei para a sua série de resultados e me perguntei o que estava acontecendo na equipe. Foi preocupante, mas em Monza, eles mostraram que eles ainda são os melhores.

Lotus está de volta na Fórmula 1!
MH: É brilhante! Eu comecei na Fórmula 1 com o Lotus e tivemos um grande momento em poucos anos. Infelizmente, temos alguns bons resultados, mas nunca fomos capazes de chegar e mostrar através totalmente de resultados o verdadeiro potencial. Mas eu estou muito feliz que eles estão de volta e desejo-lhes todo o melhor, mas eles irão precisar de bons caras na equipe.

O que faz um time precisa ter sucesso na F1?
MH: Não é tudo sobre dinheiro. Você precisa de boas ligações, designers, fabricantes de motores e materiais. O pacote tem que ser certo e não é fácil porque você tem que competir contra equipes que estão lá há muitos anos. Essas equipes conhecem o sistema, mas se você tem um bom espírito de equipa e do tipo certo de atitude, você pode suceder.

Um comentário:

  1. Acho q tem reporter brasileiro no meio, Oo...

    Gosteiii desse cara!!!
    Ele fala bonito, gostei das respostas dele...

    Hehe, Arli ele ñ é mesmo um homem lindão...
    Mais é simpático, xD!

    ResponderExcluir