Após meses de especulação sobre o ingresso da Volkswagen no Mundial de Rali, a montadora alemã deverá anunciar no fim de semana de disputas do Rali de Portugal em Faro, entre 24 e 27 de março, para anunciar a entrada no WRC a partir de 2012. De acordo com o diário espanhol ‘AS’, o projeto será comandado por Carlos Sainz, bicampeão mundial em 1990 e 1992 e vencedor do Rali Dacar em 2010. O madrilenho tentará a contratação de Sébastien Loeb para liderar a equipe. O heptacampeão do WRC está no seu último ano de contrato com a Citroën.
O anúncio deverá ser feito pelo diretor esportivo da Volkswagen, Kris Nissen. Segundo a publicação espanhola, a fabricante alemã deverá realizar entre seis ou sete provas em 2012 e disputará a temporada completa do ano seguinte, em um esquema semelhante ao que a Mini, também debutante no WRC, deverá realizar neste ano, quando estreará na temporada no Rali da Itália, quinta etapa da temporada.
O modelo que a Volkswagen deverá utilizar no Mundial de Rali deverá ser o Polo, mas a montadora poderá optar pelo Scirocco, que seria adaptado às novas regras da categoria, que compreende motores de 1,6 L em substituição aos antigos propulsores de 2,0 L.
Tricampeã do Rali Dacar — 2009 com Giniel de Villiers, 2010 com Sainz e 2011 com Nasser Al-Attiyah —, a Volks deve usar boa parte da equipe técnica que desenvolveu o vitorioso Touareg na nova equipe do Mundial de Rali. Sobre o Dacar, é provável que Sainz participe com a Volkswagen da prova em 2012, antes de desenvolver o carro da montadora até o time alemão ingressar de forma definitiva no WRC. A filial Porsche poderá substituir a matriz Volks no Dacar em 2013.
Os primeiros testes com o novo carro da Volkswagen devem ser realizados já no último trimestre de 2011 e podem contar com a participação de Al-Attiyah e de Petter Solberg, que apesar de ser piloto da Citroën na atual temporada, o campeão do WRC em 2003 corre por equipe própria e é cliente da fabricante francesa.
A montadora germânica já iniciou o processo de contratação de alguns dos melhores engenheiros da categoria, mas os nomes dos profissionais permanecem em sigilo. Mas o maior objetivo da Volkswagen é a contratação de Loeb para liderar a equipe nas trilhas de terra, asfalto e neve ao redor do mundo.
O heptacampeão do WRC está em seu último ano de contrato com a Citroën, e rumores na imprensa europeia dão conta que sua relação, tanto com o diretor esportivo Olivier Quesnel, como com o companheiro Sébastien Ogier, não é mais tão boa quanto antes. Por conta da boa relação que mantém com Loeb, Sainz poderá ser peça-chave na aquisição do maior vencedor da história do Mundial de Rali.
O anúncio deverá ser feito pelo diretor esportivo da Volkswagen, Kris Nissen. Segundo a publicação espanhola, a fabricante alemã deverá realizar entre seis ou sete provas em 2012 e disputará a temporada completa do ano seguinte, em um esquema semelhante ao que a Mini, também debutante no WRC, deverá realizar neste ano, quando estreará na temporada no Rali da Itália, quinta etapa da temporada.
O modelo que a Volkswagen deverá utilizar no Mundial de Rali deverá ser o Polo, mas a montadora poderá optar pelo Scirocco, que seria adaptado às novas regras da categoria, que compreende motores de 1,6 L em substituição aos antigos propulsores de 2,0 L.
Tricampeã do Rali Dacar — 2009 com Giniel de Villiers, 2010 com Sainz e 2011 com Nasser Al-Attiyah —, a Volks deve usar boa parte da equipe técnica que desenvolveu o vitorioso Touareg na nova equipe do Mundial de Rali. Sobre o Dacar, é provável que Sainz participe com a Volkswagen da prova em 2012, antes de desenvolver o carro da montadora até o time alemão ingressar de forma definitiva no WRC. A filial Porsche poderá substituir a matriz Volks no Dacar em 2013.
Os primeiros testes com o novo carro da Volkswagen devem ser realizados já no último trimestre de 2011 e podem contar com a participação de Al-Attiyah e de Petter Solberg, que apesar de ser piloto da Citroën na atual temporada, o campeão do WRC em 2003 corre por equipe própria e é cliente da fabricante francesa.
A montadora germânica já iniciou o processo de contratação de alguns dos melhores engenheiros da categoria, mas os nomes dos profissionais permanecem em sigilo. Mas o maior objetivo da Volkswagen é a contratação de Loeb para liderar a equipe nas trilhas de terra, asfalto e neve ao redor do mundo.
O heptacampeão do WRC está em seu último ano de contrato com a Citroën, e rumores na imprensa europeia dão conta que sua relação, tanto com o diretor esportivo Olivier Quesnel, como com o companheiro Sébastien Ogier, não é mais tão boa quanto antes. Por conta da boa relação que mantém com Loeb, Sainz poderá ser peça-chave na aquisição do maior vencedor da história do Mundial de Rali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário