1 de março de 2011

Kovalainen: "Chave para evolução da Lotus é desenvolvimento"

A temporada 2011 será especial para Heikki Kovalainen. Depois de liderar a Lotus ao posto de melhor dentre as equipes novatas no último ano, agora o finlandês terá a tarefa de conduzir o time malaio à disputa com as esquadras já estabelecidas na busca por pontos. O ex-piloto de Renault e McLaren apontou que o desenvolvimento do Lotus T128 durante a temporada será fundamental para que a equipe consiga atingir o objetivo de pontuar.

“Esta será a primeira vez que iremos desenvolver o carro durante todo o ano ao invés de parar no meio da temporada para trabalhar em um novo projeto. Nós não somos grandes o bastante para trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo por isso precisamos aprender como trabalhar durante o ano”, afirmou o piloto à revista inglesa ‘Autosport’.


Kovalainen disse ainda que a equipe precisa se planejar para crescer e poder pensar em desenvolver carros campeões ainda com a temporada em curso. “Mas mesmo com as instalações que temos, eu acho que podemos fazer isso. Essa será uma das peças-chave para conseguirmos velocidade durante as corridas. Porque se você quiser ganhar o campeonato, você terá que fazer isso”, declarou.

Para chegar entre os dez que somam pontos, ao contrário dos rivais, o finlandês não terá o Kers à disposição. O atleta explicou que essa foi uma opção da equipe devido ao orçamento disponível. “As decisões foram tomadas para colocar mais recursos na aerodinâmica do carro, ao invés de investir no Kers. Claro que, como piloto, eu prefiro o Kers. Eu o priorizaria pois em situação de corrida ele é muito importante e nos garante cerca de 0s3 por volta. Porém, o time decidiu que era mais importante trabalhar a aerodinâmica e adicionar o Kers depois”, disse.

Apesar da decisão da Lotus, Kovalainen alertou que a equipe necessita estar pronta para implantar o equipamento. “Se o Kers se mostrar algo óbvio desde o início da temporada, então precisamos estar preparados para reagir rapidamente. Eu acho que precisamos esperar primeiro e ver onde nós estamos. Deve ser um sistema bom, porque a Renault o utilizava dois anos atrás e provavelmente eles tenham o desenvolvido até agora”, declarou.

Heikki finalizou dizendo que o objetivo para 2011 é marcar o maior número de pontos possíveis. O piloto, aliás, não descartou a possibilidade de resultados surpreendentes. “Minha meta pessoal para esse ano é pontuar sempre que tivermos chances reais. Para isso, nós teremos que estar na metade do pelotão e, ocasionalmente em circunstâncias especiais, nós vamos estar no Q3 em alguma corrida maluca. Nós precisamos terminar as corridas na mesma volta que os líderes e não mais duas ou três voltas atrás”, concluiu.

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