Os novos Ford Fiesta RS World Rally Car terão que enfrentar o clima e terreno extreme na próxima etapa do FIA World Rally Championship que acontece no México de 03 à 06 de marco. Três semanas depois de um pódio em sua estréia no inverno rigoroso da Suécia, os carros são enviados para a América do Norte para a disputa da segunda etapa com condicões bem differentes da primeira.
Os pilotos da Ford Abu Dhabi WRT, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila se destacaram na Escandinávia com o primeiro e terceiro lugares respectivamente. No entanto, os contrastes entre as disputas na Suécia e Méxixo vão realcar as características que fazem do WRC a mais dura competicão de automobilismo em carros baseados em carros de producão.
Os competidores vão trocar os desafios em temperaturas que chegaram à quase - 30º C por temperaturas aproximadas de 32º C no parque de apoio localizado em Leon que fica a 400 quilômetros a noroeste da Cidade do México. As altas altitudes cão trazer novas exigências, impondo pressões sobre motores e transmissões, bem como sobre pilotos e navegadores, que terão que suportar altas temperaturas dentro do carro.
As estradas relativamente suaves pela neve serão substituidas pelas estradas de cascalho, que podem ser bastante dificies pois podem causar furos nos pneus. Esta é a primeira das sete etapas consecutivas no cascalho e é também o maior evento da temporada. As altas velocidades no norte e leste da cidade são substituidas por uma subida que chega a altitude de 2737m acima do nível do mar e com encostas repletas de cactos.
A altitude traz próprios desafios, com um ar mais rarefeito afetando os motores e o rendimento dos mesmos em até 20 por cento. Para estar totalmente preparado para tais condicões, a equipe testou um Fiesta RS WRC durante dois dias em altitudes encontradas no Méxicco, no Laboratório de Testes Ambientais Centro Técnico da Ford, em Dunton na Grã Bretanha. Eles também replicaram estes mesmos níveis durante os testes em Portugal na semana passada para ajudar os pilotos a testarem vários acertos.
No Rally do México, Hirvonen tem como melhor resultado o terceiro lugar conquistado em 2007. Como lider do campeonato, o piloto finlandês de 30 anos vai ser o primeiro na ordem de largada no primeiro dia da competicão. Mas ele está feliz em assumir o papel de varrer as estradas de cascalho com uma linha mais nítida para os seus rivais que largam na parte de trás.
“Liderar o campeonato pode ter suas desvantagens e uma delas é ser o primeiro a largar no primeiro rally de cascalho da temporada,” disse ele. “ Meus adversários têm posicões melhores na especial pois a primeira etapa vai ser dura. Eu ainda vou tentar encontrar uma maneira de brigar pela vitória novamente. Esta é a terceira vez consecutiva que estou no Rally do Méxixo largando nesta posicão, então tenho que me acostumar com isso. Eu não estou subestimando as dificuldades, mas mesmo se eu tivesse a opcão, nao trocaria a minha vitória na Suécia, para uma melhor posicão de largada, no México.
Uma vtória na estréia do novo carro foi o inicio perfeito para mim e para a equipe, mas isso nao significa nada se nao conseguirmos um bom resultado no México. Nao é um rally fácil, pois a altitude afeta o desempenho dos carros. Nao conseguimos os melhores resultados nesta prova nos últimos anos, mas acredito que o novo carro vai nos dar uma melhor chance de conquistar a vitória. O Fiesta RS WRC usa uma caixa de cambio de seis velocidades e isso deve nos ajudar a tirar o máximo partido da potência que está disponivel”, acrescentou.
O melhor resultado de Latvala em quatro participacões no Rally do México, foi uma terceira colocacão em 2008. O piloto finlandês de 25 anos sente-se bem preparado para o evento de 2011.
“O último dia do meu teste de pré evento em Portugal foi de tempo seco, que é como será no México”, disse ele. “Isso era o ideal e a equipe foi capaz de modificar o motor para refletir aos níveis de potência que podemos esperar em altas altitudes. Optei por um setup menos agressivo e estou confiante de que o carro vai ser totalmente competitivo. As condicões serão diferentes da primeira etpa e todo mundo vai olhar os tempos para ver como os carros novos conseguem percorrer as estradas de cascalho pela primeira vez”.
“É um dos ralies mais escorregadios para os competidores. Os primeiros a largarem encontrarão muitas pedras soltas. Eu sou o terceiro na ordem de largada do primeiro dia o que é razoável. Espero que os competidores da frente tornem as estradas mais limpas. O número de inscritos é menor do que o habitual, o que pode nos ajudar. As estradas devem ficar completamente limpas para a segunda passagem, porque nao ha muitos pilotos locais inscritos. Os carros menores tomam linhas diferentes e acabam sujando as estradas novamente”, acrescentou Latvala.
O percurso é praticamente idêntico ao do ano passado, percorrendo estradas familiares nas monhas da Sierra del Luebos no norte e leste de León. Além de pequenas revisões em duas especiais do domingo, a principal mudanca é a introducão de uma pequena especial pelas ruas de Guanajuato logo após a cerimônia de largada promocional na quinta-feira. A cidade é designada como patrimônio de humanidade pela UNESCO e famosa pelos ricos veios de ouro e prata descobertos nos séculos passados. As etapas de sexta feira e sábado novamente incluirão uma etapa pequena na rua ao lado do parque de apoio em León durante o dia. Ambos também fecham com duas passadas no autodromo da cidade, que será executado a noite pela primeira vez. A competicão termina com os 8,28 KM da Power Stage, que será transmitida ao vivo pela televisão e dará aos três primeiros na especial pontuacão extra. Os competidores enfrentam 22 especiais percorrendo um total de 364, 87 km de trechos cronometrados e um total geral de 1.031,30 km.
Créditos: Press M-Sport Ford Abu Dhabi WRT | Traducão: Rally Brazil
Os pilotos da Ford Abu Dhabi WRT, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila se destacaram na Escandinávia com o primeiro e terceiro lugares respectivamente. No entanto, os contrastes entre as disputas na Suécia e Méxixo vão realcar as características que fazem do WRC a mais dura competicão de automobilismo em carros baseados em carros de producão.
Os competidores vão trocar os desafios em temperaturas que chegaram à quase - 30º C por temperaturas aproximadas de 32º C no parque de apoio localizado em Leon que fica a 400 quilômetros a noroeste da Cidade do México. As altas altitudes cão trazer novas exigências, impondo pressões sobre motores e transmissões, bem como sobre pilotos e navegadores, que terão que suportar altas temperaturas dentro do carro.
As estradas relativamente suaves pela neve serão substituidas pelas estradas de cascalho, que podem ser bastante dificies pois podem causar furos nos pneus. Esta é a primeira das sete etapas consecutivas no cascalho e é também o maior evento da temporada. As altas velocidades no norte e leste da cidade são substituidas por uma subida que chega a altitude de 2737m acima do nível do mar e com encostas repletas de cactos.
A altitude traz próprios desafios, com um ar mais rarefeito afetando os motores e o rendimento dos mesmos em até 20 por cento. Para estar totalmente preparado para tais condicões, a equipe testou um Fiesta RS WRC durante dois dias em altitudes encontradas no Méxicco, no Laboratório de Testes Ambientais Centro Técnico da Ford, em Dunton na Grã Bretanha. Eles também replicaram estes mesmos níveis durante os testes em Portugal na semana passada para ajudar os pilotos a testarem vários acertos.
No Rally do México, Hirvonen tem como melhor resultado o terceiro lugar conquistado em 2007. Como lider do campeonato, o piloto finlandês de 30 anos vai ser o primeiro na ordem de largada no primeiro dia da competicão. Mas ele está feliz em assumir o papel de varrer as estradas de cascalho com uma linha mais nítida para os seus rivais que largam na parte de trás.
“Liderar o campeonato pode ter suas desvantagens e uma delas é ser o primeiro a largar no primeiro rally de cascalho da temporada,” disse ele. “ Meus adversários têm posicões melhores na especial pois a primeira etapa vai ser dura. Eu ainda vou tentar encontrar uma maneira de brigar pela vitória novamente. Esta é a terceira vez consecutiva que estou no Rally do Méxixo largando nesta posicão, então tenho que me acostumar com isso. Eu não estou subestimando as dificuldades, mas mesmo se eu tivesse a opcão, nao trocaria a minha vitória na Suécia, para uma melhor posicão de largada, no México.
Uma vtória na estréia do novo carro foi o inicio perfeito para mim e para a equipe, mas isso nao significa nada se nao conseguirmos um bom resultado no México. Nao é um rally fácil, pois a altitude afeta o desempenho dos carros. Nao conseguimos os melhores resultados nesta prova nos últimos anos, mas acredito que o novo carro vai nos dar uma melhor chance de conquistar a vitória. O Fiesta RS WRC usa uma caixa de cambio de seis velocidades e isso deve nos ajudar a tirar o máximo partido da potência que está disponivel”, acrescentou.
O melhor resultado de Latvala em quatro participacões no Rally do México, foi uma terceira colocacão em 2008. O piloto finlandês de 25 anos sente-se bem preparado para o evento de 2011.
“O último dia do meu teste de pré evento em Portugal foi de tempo seco, que é como será no México”, disse ele. “Isso era o ideal e a equipe foi capaz de modificar o motor para refletir aos níveis de potência que podemos esperar em altas altitudes. Optei por um setup menos agressivo e estou confiante de que o carro vai ser totalmente competitivo. As condicões serão diferentes da primeira etpa e todo mundo vai olhar os tempos para ver como os carros novos conseguem percorrer as estradas de cascalho pela primeira vez”.
“É um dos ralies mais escorregadios para os competidores. Os primeiros a largarem encontrarão muitas pedras soltas. Eu sou o terceiro na ordem de largada do primeiro dia o que é razoável. Espero que os competidores da frente tornem as estradas mais limpas. O número de inscritos é menor do que o habitual, o que pode nos ajudar. As estradas devem ficar completamente limpas para a segunda passagem, porque nao ha muitos pilotos locais inscritos. Os carros menores tomam linhas diferentes e acabam sujando as estradas novamente”, acrescentou Latvala.
A rota do rally
O percurso é praticamente idêntico ao do ano passado, percorrendo estradas familiares nas monhas da Sierra del Luebos no norte e leste de León. Além de pequenas revisões em duas especiais do domingo, a principal mudanca é a introducão de uma pequena especial pelas ruas de Guanajuato logo após a cerimônia de largada promocional na quinta-feira. A cidade é designada como patrimônio de humanidade pela UNESCO e famosa pelos ricos veios de ouro e prata descobertos nos séculos passados. As etapas de sexta feira e sábado novamente incluirão uma etapa pequena na rua ao lado do parque de apoio em León durante o dia. Ambos também fecham com duas passadas no autodromo da cidade, que será executado a noite pela primeira vez. A competicão termina com os 8,28 KM da Power Stage, que será transmitida ao vivo pela televisão e dará aos três primeiros na especial pontuacão extra. Os competidores enfrentam 22 especiais percorrendo um total de 364, 87 km de trechos cronometrados e um total geral de 1.031,30 km.
Créditos: Press M-Sport Ford Abu Dhabi WRT | Traducão: Rally Brazil
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