3 de julho de 2010

BP Ford Abu Dhabi Preparada Para o Rally da Bulgaria 2010

BP Ford Abu Dhabi World Rally Team voltará a competir no FIA World Rally Championship na próxima semana na Bulgária, após uma pausa de Verão de seis semanas. No entanto, as oportunidades de férias foram restritas pois a equipe se concentrou nos preparativos para o primeiro evento de asfalto da temporada e a primeira visita do campeonato de Rally na Bulgária (08-11 julho).

Depois de duas vitórias para o Ford Focus RS World Rally Car nas primeiras 6 etapas disputadas em superfície solta. O evento no leste europeu é o primeiro de quatro rallies desta segunda metade da temporada.

Hirvonen e Lehtinen venceram o Rally da Sérvia no início deste mês, se preparando para Bulgaria, a etapa foi realizada em estradas semelhantes aos dos finlandeses enfrentarão na Bulgária. Eles também completaram um total de 526 quilômetros durante dois dias de testes no sul da França no início desta semana, e três dias de testes na Inglaterra em maio. Hirvonen também treinou um dia com Rob Wilson, especialista em asfalto, um ex campeão Europeu do FIA Endurance Touring Car . Latvala realizou 460 km de testes na França esta semana também.

De 1970 até 2001 o Rally da Bulgária foi localizado no Mar Negro nos aredores de Zlatni Piassatzi e Albena. Em 2002, mudou-se para o sudoeste do país e agora está baseada próximo a estacão de esqui de Borovets, no vale da montanha de Rila, a 60 km da cidade capital de Sofia. Como é a estréia do país WRC, os pilotos não têm nenhuma experiência . No entanto, Tim Jackson, engenheiro de Latvala , participou do evento no ano passado.

"As especiais são muito, muito rápidas", disse ele. "O asfalto está quebrado em alguns lugares e assim a superfície é frequentemente instável. Vai ser complicado para os pilotos julgar as mudanças de superfície e para se acostumar com as altas velocidades. As estradas são diferentes do asfalto que os pilotos têm utilizados no WRC ao longo dos últimos anos. gostaria de descrevê-las como uma mistura daquelas encontrados na Irlanda e na Córsega, com as velocidades da Espanha. A superfície está mais próximo às estradas na Córsega e vai ser muito escorregadio se chover. "

Hirvonen, 29 anos, viu as fotografias e filmagens das estradas e admite que será um rali difícil. "As especiais parecem rápidas nesta situação é importante ser cuidadoso com o carro e você mesmo. Um erro em uma quarta marcha significa que você perde mais força e tempo.

"Eu conclui muitos trabalhos no asfalto recentemente, para tirar a ferrugem depois de muito tempo sem um rali WRC nesta superfície e para melhorar a minha técnica de condução. Asfalto não é tão facil para mim como o cascalho. Eu sei o que fazer, mas eu preciso para entrar no estado de espírito em que eu faço isso automaticamente, sem ter que pensar sobre isso. Eu identifiquei as áreas nas quais eu precisava melhorar e me sinto bem com a minha condução agora ", acrescentou Hirvonen. Sua visita anterior a Bulgária foi dirigindo quando voltava para casa em abril depois de competir no Rally da Turquia, quando os vôos foram cancelados devido à erupção vulcânica na Islândia.

O tempo muitas vezes desempenha um papel crucial no resultado dos rallies de asfalto e os pilotos terão o benefício de grupos de segurança pela primeira vez desde o Rali da Irlanda em 2009. Estas equipes oferecerão conselhos sobre a seleção de pneus de acordo com a mudança das condições das estradas.

"Pela primeira vez nesta temporada escolha de pneus pode ser um fator decisivo. O clima nas montanhas é sempre imprevisível e as estradas molhadas podem rapidamente tornar-se seca, e vice-versa. Pode ser um desafio acertar as coisas e a 'leitura' do tempo poderá desempenhar um papel importante. Quando está chovendo no parque de serviço pode ser seca nas fases, informações precisas são vitais. Temos que estar prontos para tudo e se nós nos encontramos com os pneus errados para as condições, temos de assegurar fazendo o melhor possível ", acrescentou Latvala.

Créditos: Site Oficial do Mikko / Traducäo: The Icegirls Br Team - Arli

Nenhum comentário:

Postar um comentário