10 de maio de 2010

WRC - A Ford tornou-se o Construtor com o maior número de vitórias no Mundial

A vitória de Jari-Matti Latvala no Rally da Nova Zelândia foi a 75ª da Ford no Campeonato Mundial de Rallys, tornando-se na marca de maior sucesso na história deste esporte, superando o recorde da Lancia (74 vitórias), o qual haviam ostentado desde 1992.



A Lancia conseguiu somar suas 74 vitórias entre 1974 e 1992, sendo o ano que foi fundado o Mundial de Rallys, no Rally de los 1000 Lagos da Finlândia.

Dezessete pilotos da primeira categoria, contribuíram para a Ford bater este recorde: Timo Makinen, Hannu Mikkola, Roger Clark, Bjorn Waldegard, Kyosti Hamalainen, Ari Vatanen, Didier Auriol, François Delecou, Miki Biasion, Gianfranco Cunico, Tommi Makinen, Carlos Sainz, Colin McRae, Markko Martin, Marcus Gronholm, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala.

Entre eles, os pilotos de maior sucesso é o atual líder da BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, Mikko Hirvonen e seu navegador Marcus Gronholm, com 12 vitórias.
"Esta é uma conquista história e é algo que todos da Ford podem se orgulhar", disse John Fleming, Presidente e CEO da Ford Europa. "A Ford tem uma longa e notória trajetória automobilística, especialmente nos rallys, onde nossa participação é desde os anos 70 e, mesmo assim continua sendo a maior atividade da Ford em competições".

Gerard Quinn, Responsável de Competição da Ford Europa, comentou: "Vinte construtores diferentes aproveitaram do prestígio de ganhar uma etapa do WRC. A Ford tem a sorte de haver conseguido se manter na primeira posição em 75 ocasiões. O lendário Escort, o Sierra e agora o Focus, que segue somando vitórias em sua 12ª e última temporada como carro oficial da Ford no WRC, também contribuíram a ganhar um memorável recorde e espero que ainda exista mais vitórias pelo caminho".

Os cinco primeiro construtores WRC por ordem de vitórias:(Após o Rally da Nova Zelândia)

1. Ford: 75 2. Lancia: 74 3. Citroën: 63 4. Peugeot: 48 5. Subaru: 47

Nenhum comentário:

Postar um comentário