23 de abril de 2010

Marcus Gronholm: “ Kimi, Fantástico! “

por: Marcus Gronholm
Aqui vamos nós de novo!
Vamos começar primeiramente com Kimi Raikkonen, definitivamente ele foi o maior nome da Finlândia no Rally da Turquia.
O sucesso na série do WRC não vem de uma vez só - mesmo que você tivesse ganhado tudo o que fosse possível em outra categoria. Mas não vamos falar somente sobre a dificuldade para alcançar o sucesso que um piloto que nunca tinha feito rally antes tem. A quinta posição do Kimi na Turquia foi uma conquista muito dura, mas real.
Ok foram mais de cinco minutos atrás da liderança, mas vamos nos esquecer desses minutos. O mais importante foi à posição. Agora o Kimi encontrou o verdadeiro negócio, agora ele tinha o tato. Incrível.
A quinta posição deu ao Kimi credibilidade e autoconfiança que vão o motivar ainda mais. O Rally da Turquia provou que ele esta no caminho certo. A jornada para a liderança já começou.
Kimi melhorou em escutar as notas e ele também aprendeu a conhecer melhor o seu Citroen. É por isso ele tem coragem de pisar mais fundo.
No futuro, a coisa mais importante para ele é ter calma o suficiente para aprender. Ele precisa ter energia constante na batalha para transformar isso em êxito no Rally. O tempo de vencer, no qual ele usou na F1, vem depois.
***
Fora disso, nada de novo e maravilhoso aconteceu na Turquia. Quem venceu o Rally foi - surpresa, surpresa - Sebastien Loeb, alguém já ouviu falar desse homem? Oh bem, isso parece que vai tudo de novo de corrida a corrida.
Não teve qualquer batalha verdadeira pela vitória. E quando foi a hora para isso Loeb entrou em seu próprio ritmo e fez ganhar parecer ridiculamente fácil. Inacreditável.
***
Mikko Hirvonen foi com um bom ritmo em seu Ford, mas eu tenho certeza que ele ainda esta desapontado por bater em uma pedra. É claro que a guerra ainda não foi decidida, mas nas próximas corridas, Mikko precisa diminuir a diferença em pontos para Loeb porque isso não deve passar dos 40 pontos. Caso contrário, a batalha vai esfriar notavelmente e ninguém vai ter energia para fazer as corridas com animação.
Mas é bom que Mikko esteja assumindo os riscos e o como ele foi o mais rápido que pode para a vitória. Eu mesmo sou dessa opinião, porque durante a minha carreira eu achei o estilo correto de direção com essas saídas para fora da estrada. Mas isso é assim mesmo, Loeb esta conquistando por apenas assumir os riscos, caso contrário você não ganha. E como você tem 25 pontos em cada vitória à importância de vencer é maior.
Eu tenho certeza que Malcom Wilson, da Ford, não estava satisfeito quando Jari-Matti Latvala capotou. Ok, assim como com Mikko, às vezes essas coisas acontecem quando você dirige no limite. E uma coisa que é preciso se lembrar, é que Jari-Matti dirigiu três corridas mesmo antes disso.
Wilson deve estar mais desapontado pela Citroen esta na frente de novo, quando se trata da batalha dos construtores. A equipe francesa tem no momento quatro carros e pilotos competitivos, a Ford tem apenas dois.
Fonte: Nicole / Créditos: Iltalehti, edição impressa / Tradução do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário