9 de março de 2010

Ford mantém a liderança do campeonato depois do Rally do México


BP Ford Abu Dhabi World Rally Team manteve a liderança do Mundo FIA de Ralis, após o Rali do México . Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen terminaram em quarto lugar nas estradas de terra exigentes em um Ford Focus RS World Rally Car, com os companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila 27,6 segundo atrás na quinta posição. Com os resultados medianos a Ford lidera o campeonato de construtores com seis pontos de vantagem após duas etapas das 13 do Campeonato Mundial.

Alta altitude e estradas escorregadias de cascalho nas colinas em Léon base do rali, 400 quilômetros a noroeste da Cidade do México, caracteriza o evento, retornando para o campeonato, após um ano de ausência. Os testes de velocidade aumentou para 2730 metros, o ar rarefeito que na altura significava motores 'ficou sem fôlego, perdem até 30 por cento do seu poder. Cascalho solto na superfície foi uma enorme desvantagem para os primeiros pilotos na estrada, que varriam as pedras para deixar uma linha mais limpa e mais rápida para aqueles que largaram mais atrás.

Hirvonen e Latvala foram primeiro e terceiro na ordem de início na sexta-feira dia da abertura e Hirvonen enfrentou a pior das condições. O finlandês de 29 anos, vencedor da rodada de abertura na Suécia no mês passado, terminou a etapa em sexto, uma posição atrás de Latvala. Melhor posição de largada e a oportunidade de subir na classificação, Hirvonen e Latvala foram segundo e terceiro melhores tempos, respectivamente na perna. No entanto, eles não recuperaram o tempo que se esperava e se moveram se para quarto e quinto.

Última etapa do segundo dia foi curta e consolidou suas posições foi o único alvo atingido pelos finlandeses. Latvala deliberadamente lento na zona rural, no final da especial para permitir que o líder da equipe Hirvonen, fazendo sua 100ª largada no WRC, avançasse para somar pontos extras para ajudar na conquistado do seu primeiro titulo mundial. Eles terminaram 27.6 sec distancia entre eles após 21 especiais abrangendo 347,55 km.

"Foi um fim de semana difícil e, depois de vencer na Suécia, eu esperava um resultado melhor aqui", admitiu Hirvonen. "Estou feliz que somei bons pontos para a equipe, mas eu fiz muitos erros com a minha pilotagem. Eu nunca encontrei um bom ritmo e senti que não poderia acelerar tão duramente como eu queria. Quando eu tentei, o carro acabou deslizando e eu perdi ainda mais tempo. eu tentei muitas coisas diferentes, mas eu nunca encontrei a resposta.

"Eu nunca tive ritmo para lutar pela vitória, assim levando tudo isso em conta, eu tenho que estar feliz com este resultado. É importante continuar assinalando pontos, assim cedo na temporada e é isso que acabamos fazendo aqui ", acrescentou.

Equipe BP Ford Abu Dhabi diretor Malcolm Wilson disse que tinha sido "um dos ralis mais difíceis por algum tempo". "Perdemos muito tempo no primeiro dia, mas não sabemos por quê. Temos de encontrar as razões, e nós, mas no momento é um pouco confuso. Há muito trabalho a fazer, mas vamos cavar profundo e voltar combates. Mikko não conseguiu encontrar a sua confiança no dia de abertura, quando ele foi pela primeira vez na estrada. Jari-Matti fez um grande trabalho para a equipe, ajudando Mikko e terminando à frente dos nossos carros rivais. É exatamente isso o que nós pedimos a ele no início da temporada ", disse ele.

O chefe da Ford Motorsport da Europa, Gerard Quinn disse: "Nós viemos para o México como líder do campeonato e vamos para casa ainda no topo da classificação. Foi um fim de semana difícil para nós e os resultados não foram tão bons como esperávamos. Mas às vezes você tem de lutar duro para ganhar um resultado e é isso que nós fizemos aqui. Para tirar pontos positivos após um fim de semana menos do que perfeito é um sinal da nossa determinação. "

Próxima etapa:

Terceira etapa da série leva a esquadra da BP Ford Abu Dhabi para o Oriente Médio para o Rally da Jordânia. Com base nas margens do Mar Morto, perto da capital Amã, de 31 março - 3 abril.

Tradução: The Icegirls br team/ Créditos: mikkohirvonen.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário