19 de fevereiro de 2010

WRC 2010 - Q & A Com Mikko Hirvonen

Rally Buzz - Há duas semanas atrás o piloto da equipe Ford Mikko Hirvonen prometeu uma nova abordagem, mais agressiva para o WRC 2010. E, depois da rodada de abertura na Suécia sua nova atitude parece estar funcionando muito bem, obrigado.

Claro que deve ser bom, começar a temporada com uma vitória - ainda que para Mikko esta é uma sensação que nunca tinha experimentado antes - mas ele foi tão rápido que o seis vezes campeão mundial Sebastien Loeb desistiu antes do fim, Isso foi algo novo para todos.

De volta para casa na Finlândia após sua aventura sueca, Hirvonen falou ao wrc.com sobre o rally e os estratégicos golpes de mestre que ajudou a conquistar a vitória.

Parabéns pela vitória de número 12 Mikko, como comparar com as outras 11?
"Foi uma vitória muito agradável, embora eu ainda tenha o Rali da Finlândia como o número um. E claro a minha primeira vitória na Austrália foi muito especial, também. Mas esta foi uma luta corpo a corpo com Sebastien desde o início. Foi talvez apenas a terceira ou quarta vez que lutei como que todo o caminho. eu consegui vencer, no final, e fazer isso quando ele estava tão perto é muito bom. "

Tem havido muita conversa da sua abordagem mais agressiva, mais coragem para este ano. Qual a coisa mais brava que você fez no rali?
"Eu acho que o risco que assumi com os pneus no sábado. Ok, nós já tínhamos um plano antes do rally, sobre o que íamos fazer, se essa situação acontecesse, mas a coisa valente foi colocar o plano em prática e ver o que acontecia. No caso era a coisa certa a fazer, e nós ganhamos 12 segundos do Seb. "

Então você trabalhou este movimento tático, mesmo antes do rali começar?
"Sim". Mas as condições eram ainda piores do que pensávamos que seria. Havia tanto cascalho que existia um risco que destruirem os nossos pneus antes da última etapa. Mas tudo bem, conseguimos conduzir bem e economizá-los. "

Você pensou em adotar a mesma estratégia de pneus naquele ponto como Seb?
"Nós consideramos isso, mas decidi ir contra ele. Nós não tínhamos certeza que ele ia fazer de qualquer maneira, nós fizemos apenas o que pensamos o ser melhor."

Após SS14 você parecia com pressa para chegar da fase final. Você disse "os pneus acabaram "- era parte do jogo?
[Risos] "Não, não foi - nós simplesmente não temos muito tempo! A seção da estrada esta bem apertada e nós tivemos muito trabalho para ajustar os farois e fazer a troca de pneus.Nós tivemos que continuar.isso aí

Quanto de sua vitória você deve aqueles que chamamos de pneus?
"Bem, dirigindo sozinho ele já estava muito perto, e nós estávamos à frente um pouco, mas no sábado as escolhas de pneus mudou a coisa toda e isso significou que Sebastien teve que acelerar ainda mais no domingo de manhã. A vitória não veio exclusivamente com a decisão dos pneus, mas eu diria que eles desempenharam um grande papel. "

Você foi na Suécia o primeiro carro na estrada no sábado e no domingo, como psicologicamente desgastante foi isso para você?
"Realmente não foi. Na neve e gelo não há e nunca vai ser muita a diferença entre o primeiro e segundo carro. Sempre será mais sobre a pilotagem. Esse foi onde as diferenças foram feitas. Senti que se poderíamos tomar qualquer segundo dele, então nós poderíamos ir mais distante, mesmo que fossemos primeiro carro na estrada. "

Você terá que fazer o mesmo no México agora com os pilotos da Citroën para trás, o que você pode fazer para mantê-los lá?
"Vamos ver, mas vai ser complicado. Obviamente, no México, a limpeza da estrada é um acordo mais amplo do que era na Suécia, e se você é o primeiro carro na estrada você vai claramente passar em primeiros nas etapas. Então, sim, este vai ser um rally difícil , e com certeza vamos perder algum tempo sexta-feira, mas vamos ver se há algo que possamos fazer sobre isso. "

No último dia do rali, Sebastien abertamente desistiu de desafiar você. Você sabe se ele já fez isso antes?
"Não, muitas vezes, não. Mas tudo bem, ele disse que não conseguiu tirar o suficiente em um segundo estágio, e ele quase partiu para a próxima fase tentando fazer o mesmo. Então acho que ele pensou que era melhor ficar os pontos, ao invés de ariscar uma saída da estrada e perder tudo. "

Mas você acreditou quando ele disse que tinha desistido?
"Não, de imediato não. Mantive um olho próximo em seus tempos, embora os próximos 10 quilômetros da especialao, apenas para me certificar que ele não estava brincando. Só depois eu coloquei mais nove segundos para ele, é que fiquei convencido de que ele não poderia me pegar. Foi quando eu decidi abrandar um pouco. "

Como você avalia o desempenho do seu compatriota Kimi Raikkonen?
“Eu ainda não conferi todos os tempos, mais pelo que eu sei ele cometeu alguns erros, mas também colocou bons tempos em alguns estágios. Eu suponho que ele tenha mostrado exatamente o que esperávamos antes do Rally, não é assim tão fácil conseguir usar as notas de ritmo e os erros vão acontecer, porque é tempo de aprender”.Todo mundo sabe que ele pode dirigir e mostrar aqueles tempos. Ainda existe um longo caminho para ele percorrer e daqui a pouco a velocidade vai estar lá. "

Você acha que ele pode subir no pódio do WRC este ano?
É complicado dizer. Depende de quão rápido ele vai apreender e o quanto ele confia em suas anotações. Vamos ver rally por rally como ele faz."

E como foi ter o seu ex companheiro de equipe Marcus Gronholm de volta na área de serviço da Ford?
Foi muito bom vê-lo novamente e estar de volta na mesma equipa juntos. Ele é um bom cara e bom sorriso ter por perto. Também foi útil para ver o seu pensamento sobre o carro. "

Como você acha que ele esteve?
"Não ruim. Talvez não tenha sido tão boa como ele esperava, mas é difícil voltar assim. Nos ensaios, tudo bem, você pode obter a velocidade porque você conhece a estrada realmente bem. Mas no rally, eu acho que foi surpreendentemente difícil dele encontrar o ritmo certo. Dê-lhe um ou dois rallies mais e acho que ele poderá ser rápido em todas as especiais , mas quando o ritmo estava mudando ele achou difícil.

O que está em sua agenda antes do México?
"Nada de mais. Temos um teste de três dias previsto na Espanha, uma semana antes do México. Depois disso, iremos focar na preparação para o rally."

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