11 de setembro de 2011

GP3: com vitória em Monza, Bottas é campeão da temporada 2011

Fonte: Grande Prêmio

Valtteri Bottas conquistou o título da temporada 2011 da GP3, neste sábado (10), ao vencer a primeira corrida da etapa de Monza da categoria. Para isso, o protegido de Mika Hakkinen largou na quinta colocação, precisou escalar o pelotão durante a prova e ainda se defender dos ataques do companheiro de equipe James Calado, o outro piloto que poderia conquistar o título.

A etapa começou com Adrian Quaife-Hobbs, da Manor, largando na pole-position, mas logo sendo ultrapassado por Nico Müller, da Jenzer. Enquanto isso, Bottas e Calado aos poucos iam avançando no pelotão, com o finlandês na frente do duo.

Com as luzes verdes, Valtteri pulou da quinta para a terceira colocação e engatou um emocionante duelo com Rio Haryanto, sendo que os dois trocaram de posições várias vezes. Na sequência, o piloto ultrapassou Quaife-Hobbs e tomou a ponta de Mülller. Calado seguiu o mesmo caminho, primeiro passou Quaife, mas este abandonou ao bater na sétima volta, chamando o safety-car.

Com a pista liberada, Bottas adotou uma trajetória defensiva nas duas primeiras chicanes, evitando que Calado se beneficiasse do vácuo para tomar a primeira posição. Com uma distância inferior aos 0s4, o finlandês cruzou a linha de chegada na frente e pôde comemorar o título da categoria. Calado terminou em segundo, enquanto Haryanto foi o terceiro.

Nico Müller finalizou em quarto, seguido pelo compatriota Simon Trummer e por Conor Daly, que trabalhou boa parte da corrida trocando vácuo com o contemporâneo Gabby Chaves – os dois fizeram carreira nos Estados Unidos – para avançar no pelotão. Antonio Félix da Costa foi o sétimo, enquanto Mitch Evans, o oitavo, mesmo com um problema de superaquecimento do motor. Leonardo Cordeiro terminou em 13º.

Com o resultado, Bottas, que venceu as últimas três corridas longas da GP3, chegou aos 62 pontos e no máximo pode ter a pontuação igualada por James Calado neste domingo. No entanto, justamente esses três triunfos garantem o título do finlandês. Nigel Melker é o terceiro, com 38.

O campeão – Valtteri Bottas começou a correr em 2007 quando terminou o campeonato da F-Renault Norte-Europeia na terceira colocação. O desempenho do novato, no entanto, chamou a atenção da Motorpark Academy, então a principal equipe do certame.

No ano seguinte, pelo time alemão, o piloto disputou tanto o campeonato norte-europeu quanto o europeu se sagrando campeão em ambos ao bater Daniel Ricciardo. Em 28 corridas disputadas, o finlandês venceu 17 e largou na pole-position em 20.

Nos dois anos seguintes, Bottas disputou a F3 Europeia pela ART, mas, de certa forma decepcionante, sem conseguir brigar pelo título. Como compensação, o piloto venceu consecutivamente o Masters de F3 em Zandvoort. Em 2011, o protegido de Mika Hakkinen seguiu na ART, mas passou a disputar a GP3 onde conquistou o título na primeira tentativa. O nórdico ainda é piloto de testes da Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário