17 de junho de 2011

Mikko Hirvonen melhor Ford no 1o Dia do Rally da Grécia

A dupla da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen terminaram este primeiro dia do Rally da Acrópole em terceiro lugar. O evento grego é famoso pot ser o mais difícil do Campeonato Mundial de Rally – FIA, e seu Ford Fiesta RS World Rally Car saiu ileso das montanhas pedregosas ao norte de Atenas, a 55.3sec do líder do dia.

Os companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila foram segundo durante todo o dia a bordo do outro Fiesta RS WRC. No entanto, problemas com a transmissão fizeram a dupla perder quase 3m30seg na última especial. Com este problema os finlandeses retornaram para o parque de apio em Loutraki em oitavo no geral.

Uma forte chuva caiu ontem a noite durante a Abertura Oficial do evento em Atenas, mas o dia amanheceu claro e com sol forte. Os competidores sairam do service em Loutraki e se dirigiram para o norte em torno do Golfo de Corinto, percorrendo uma especial antes de seguirem para os flancos do Monte Kalidromo. Duas especiais mais próximas do service completaram o dia que teve um total de 141, 33Kms de trechos cronometrados.

Sobrevivendo as estradas pedregosas de cascalho e em temperaturas que se aproximavam de 35.C a velocidade era muito importante. Os competidores tiveram apenas um parada no service remoto de 15 minutos na cidade costeira de Kamena Vourla após a passagem por duas etapas. Somente as pecas transportadas nos carros de rally poderiam ser utilizadas neste service.

Hirvonen chegou ao service em terceiro, depois de ser quinto durante a passagem pela primeira especial do dia. “Eu bati num banco de areia perto do final da primeira especial e estava preocupado com um furo de pneu, mas acabou não acontecendo nada”; explicou o finlandês de 30 anos de idade.

Ele caiu para quarto lugar na penúltima especial, mas recuperou o lugar no pódio provisório, através da passagem pela última especial. “Estou muito feliz com o dia e acredito que terceiro será uma boa posicão na ordem de largada de amanhã. O setup estava bom e minhas dificuldades só vieram no final destas duas últimas especiais, quando senti uns movimentos imprevisíveis do carro. Foi um dia duro e ainda há mais dois longos e complicados dias”, disse ele.

“Amanhã será um dia dificil mais também preciso pensar em pontos no campeonato, tanto quanto ganhar este rally. Preciso ganhar pontos de Sebastien Loeb e isso é uma prioridade em relacão a arriscar tudo para vencer. Há uma secão de 10 km que está muito áspera e terei que pilotar com cuidado para simplesmente sobreviver a ela. As estradas geralmente são mais suaves, por isso a segunda passagem na parte da tarde será difícil”, acrescentou Hirvonen.

Latvala estava em segundo após a passagem pelas duas primeiras especiais. “A etapa de abertura ocorreu bem e rapidamente encotrei um bom ritmo com o carro, apesar de alguns pequenos erros”, disse o piloto de 26 anos de idade. “Eu estava confiante para a próxima especial, mas não consegui encontrar o mesmo ritmo. A última vez que eu dirigi naquelas estradas foi im 2003 e não conseguia me lembrar delas. Foi uma especial difícil de fazer o reconhecimento e talvez o minhas notas não ficaram boas..”

Latvala estava em segundo, apenas 29 sec do líder, até que a sua má sorte continuou no início da última especial, em uma curva a cerca de 500 metros da largada percebi que havia um problema na transmissão. Eu verifiquei os diferenciais antes do início, mas não tive tempo para fazer mais nada.”

“Durante toda a especial só tinha a tracão traseira, mas nas secões de alta velocidade, houve movimentacão de tracão na parte dianteira em alguns lugares. Não houve aviso, e estou muito decepcionado. As forcas estavam contra mim hoje e me sinto com azar no momento. Este é um evento dificil e dois anos atrás tive problemas que acabou me fazendo perder posicöes. Consegui me recuperar e terminei no pódio, por isso amanhã vou para cima novamente”, acrescentou.

O diretor da equipe equipe Ford Abu Dhabi, Malcolm Wilson, confirmou que o problema no carro de Latvala estava relacionado com a transmissäo, mas disse que näo estava claro qual foi à causa exata. A equipe substitui o sistema de transmissäo inteiro do carro durante o service desta noite em Loutraki.

“Estavamos em uma boa posicäo antes dos problemas de Jari-Matti”, disse Wilson. “Nossa estratégia estava funcionando perfeitamente. Mikko desfrutou de um grande dia e está em uma boa posicäo de largada na exigente etapa de amanhã. Muitos competidores tiveram problemas e tenho certeza que haverá mais antes do final na prova no domingo.

Fonte & Créditos: MikkoHirvonen.Com | Traducão: The Iceman Brasil Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário