6 de março de 2011

Rally do México 2011 - SS22 Guanajuato Power Stage - 8.28km

Fonte: Autosport

Sébastien Loeb estreou-se a vencer com o novo Citroen DS3 WRC no Rali do México, uma prova animada até ao despiste de Sébastien Ogier, no último dia de prova, quando comandava. O jovem francês provou que irá dar bem mais dores de cabeça a Loeb do que anteriormente conseguiu Dani Sordo, e a 15 dias do Rali de Portugal, já está agendado novo duelo "à séria". Com esta vitória, Loeb mantém a inviolabilidade desde 2006 na prova mexicana.

Segundo e terceiro lugares para Mikko Hirvonen e Jari Matti Latvala, que depois de terem tido a vantagem da posição na estrada, viram a situação inverter-se neste rali. Em Portugal Loeb parte à frente, mas os homens da Ford arrancam logo a seguir, pelo que a diferença, até pelo tipo de pisos das estradas lusas, não é tão grande. Como se tem vindo a dizer, aí sim, tudo vai começar "a sério".

A Power Stage foi ganha por Mikko Hirvonen, o que significa que com os três pontos adicionais (Loeb foi terceiro na Power Stage) recupera dois pontos ao francês, que em vez de sete, só ganha cinco pontos ao finlandês. Petter Solberg (Citroen DS3 WRC) foi quarto, na frente de Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC). Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta S2000) venceu na SWRC.

Hirvonen comanda Mundial

Mikko Hirvonen perdeu muito pelo facto de ser o primeiro na estrada no primeiro dia de prova, mas a verdade é que no dia seguinte as coisas não melhoraram muito para si. De qualquer forma, sai do México no comando do Mundial. Já Jari Matti-Latvala viu a sua prova condicionada com dois furos, pelo que o terceiro lugar é um mal menor.

Depois do atraso no primeiro dia de prova (perdeu sete minutos com problemas elétricos) Petter Solberg recuperou até ao quarto posto. Mads Ostberg também recuperou de um furo, até ao quinto posto, enquanto Henning Solberg teve vários pequenos problemas durante o rali. Matthew Wilson teve problemas elétricos no seu Fiesta quando era quarto e Evgeny Novikov teve problemas com a pressão do óleo do motor do seu Fiesta WRC. Dennis Kuipers capotou e Ken Block conseguiu o feito de quase desistir três vezes, tudo devido a problemas elétricos. No último dia, 'safou-se', pelo que logrou terminar em 13º. Federico Villagra também usou a regra do 'superally' depois de ter arrancado uma roda do Fiesta na sexta feira.

Resultado da SS 22 e Classificacão Final:

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