20 de janeiro de 2011

IRC - Verdadeiro Monte Carlo começou esta tarde

A segunda metade do dia de hoje do Rali de Monte Carlo ficou marcada pela chegada da neve, que veio baralhar por completo as contas, com alguns pilotos a darem um valente trambolhão na classificação geral. Devido ao facto de terem de escolher pneus para dois troços, boa parte deles teve problemas, pelo que entre ganhos e perdas, entre os pilotos da frente, só mesmo Freddy Loix logrou manter a mesma posição.

Afinal, desde o início do dia de ontem, o que se assistiu foi a um rali de asfalto, normalíssimo, mas o que se passou hoje na sétima e oitava especiais foi algo semelhante ao que muitas vezes enriqueceu a história do Rali de Monte Carlo. Pilotos a rodar com pneus completamente desadequados ao piso, e, consequentemente, grandes alterações na classificação de troço para troço.

A neve começou a cair no final da manhã em St Jean en Royans - Font d'Urle e Cimetière de Vassieux - Col de Gaudissart, que no seu total perfaziam 47 quilómetros, e na segunda passagem o que se assistiu foi uma verdadeira lotaria pois os pilotos optaram pelas mais díspares escolhas de pneus, desde slicks a pneus com pregos, o que resultou, obviamente, em grandes mudanças na tabela da geral. Basta olhar para a listagem mais abaixo, a classificação após a PE6 e depois da PE 8, para se perceber a verdadeira extensão do drama.

Hanninen e Solberg caem seis posições

O anterior líder, Juho Hanninen, que chegou a St Jean en Royans com 51.5s se avanço para Petter Solberg, caiu para sexto...a 2m35.7s do novo líder Bryan Bouffier, que antes deste troço distava 1m37.6s. Só por aqui se percebe o que significa a entrada na já de si complicada equação da neve e do gelo. Mas não só, pois Petter Solberg caiu de segundo para sétimo, enquanto Freddy Loix teve mais sorte e manteve a posição, mais ou menos com a mesma distância que tinha anteriormente para o líder, só que agora os seus principais adversários são Bryan Bouffier e François Delecour, que vinte anos depois de ter perdido o Rali de Monte Carlo nos últimos quilómetros da derradeira especial, em 1991, tem agora uma grande oportunidade de, aos 48 anos, vingar essa derrota.

Estas duas especiais tiveram o condão de baralhar por completo as contas, e com cinco especiais pela frente, condições meteorológicas semelhantes às desta tarde e duas passagens pelo Turini, estão finalmente reunidas as condições para uma segunda metade do Rali de Monte Carlo de exceção, e com nada mais nada menos que sete candidatos à vitória, pois apesar de estar a quase quatro minutos do líder, com condições semelhantes às de hoje, nada é impossível e nisso mesmo reside a 'beleza' e o misticismo do Rali de Monte Carlo.

1º Bouffier B. - Panseri X. 4 Peugeot 207 S2000 2:14:38.8
2º Delecour F. - Savignoni D. 6 Peugeot 207 S2000 +28.0
3º Loix F. - Miclotte F. 5 ?koda Fabia S2000 +1:05.5
4º Wilks G. - Pugh P. 10 Peugeot 207 S2000 +1:20.5
5º Sarrazin S. - Renucci J. 8 Peugeot 207 S2000 +1:41.1
6º Hänninen J. - Markkula M. 1 ?koda Fabia S2000 +2:35.7
7º Solberg P. - Patterson C. 2 Peugeot 207 S2000 +3:49.1
8º Vouilloz N. - Veillas B. 7 ?koda Fabia S2000 +5:31.0
9º Gardemeister T. - Tuominen T. 11 Peugeot 207 S2000 +7:42.7
10º Kopecký J. - Starý P. 3 ?koda Fabia S2000 +7:51.7

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