A BP Ford Abu Dhabi World Rally Team viaja para o norte da Espanha na próxima semana para o primeiro evento misto (cascalho e asfalto) do FIA World Rally Championship desde 1996. O Rally de España (21-24 outubro) é o penúltimo evento da série de 13 eventos e o novo formato é um retrocesso para o início dos anos 90, quando tais rallies não eram incomuns no campeonato.
Nos últimos anos, o rali tem sido realizado no asfalto limpo. No entanto, para comemorar seu 20º ano no WRC, os organizadores voltaram ao formato original do evento em superfície mista. Os pilotos Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila pilotarão seus Ford Focus RS World Rally Cars com especificações de cascalho durante todo o primeiro dia - sexta-feira. Seus carros, serão então convertidas para os set ups de asfalto para os dois últimos dias de ação.
Para adicionar um desafio extra, a primeira perna não será completamente no cascalho. Das três diferentes especiais, uma será 100% cascalho e as outras duas são mistas. A mais exigente será o teste de abertura os 35.94 km da SS Terra Alta inclui frequentes mudanças na superfície com 3 seções de cascalho e duas de asfalto.
A última etapa do WRC que usou este formato misto foi o Rally Sanremo na Itália em 1996. No ano passado, o Rali do Chipre misturou um dia com testes de velocidade no asfalto e dois dias em terra solta, mas os carros usaram somente especificações e pneus de cascalho em ambas as superfícies.
O rally está baseado no resort de férias de Salou, no litoral Costa Dourada, sudoeste de Barcelona. A especial suja na região de Tarragona será nova para todos os pilotos, no entanto as estrada nesta área estão sendo frequentemente usadas nos testes, e sua natureza permanecerá desconhecida para os competitodores até eles iniciarem o reconhecimento na terça-feira.
As especiais de asfalto são rápidas e podem serem comparadas a um circuito de corridas em suas características. Apesar das estradas serem lisas, elas são muitas vezes abrasivas e podem se tornarem escorregadias com os pilotos cortando nas curvas afim de ganharem décimos de segundo, e assim arrastando pedras e sujeira na superfície. No entanto, ao longo dos anos os organizadores trabalharam nas estradas para reduzir o número de oportunidades de cortes e fornecer mais igualdade de condições de pilotagem para todos.
Hirvonen, quem tem 7 largadas na Espanha em seu nome, conquistou seu primeiro pódio no WRC neste rali em 2005. Ele também conquistou a terceira posição em 2008 e 2009.
“O formato deste evento vai torná-lo interessante. Estou feliz com um formato misto, mas eu preferiria que as fases fossem realizadas individualmente em apenas uma superfície. Um carro com set-up de cascalho é mais elevado do chão e irá se movimentar muito no asfalto. A condução é menos precisa e vai ser importante encontrar rapidamente o limite quando as estrada mudarem de sujas para o asfalto ", disse ele.
“Quando o rally mudar para o asfalto limpo para o segundo e terceiro dia, as condições serão mais consistentes. Estas serão as estradas mais limpas que pilotaremos durante a temporada porque há menos oportunidades de cortar curvas e arrastar sujeira para estrada do que costuma ser. Há menos supresas aqui do que no evento anterior na França,” acrescentou o finlandês de 30 anos.
Latvala está preparado para sua sétima largada na Espanha e está confiante depois da forte performace em ambas as superficie nos últimos meses. "As estradas aqui são de asfalto em seu sentido mais puro e se assemelham a um circuito de corrida. Eu gosto mais e mais, a minha condução melhorou. A especial de 42 km no domingo é provavelmente o melhor especial de asfalto que eu pilotei ", disse ele.
"Eu não gostava das especiais do antigo primeiro dia e a maioria delas não estão no roteiro deste ano. Elas foram difíceis com muitos cortes e agora eles foram removidos, haverá menos cortes do que nunca. As etapas no sábado e no domingo servem-me muito melhor.
"Eu estou ansioso para as etapas de superfície solta, embora eu precise ter cuidado nas seções de asfalto, na primeira perna. As mudanças na superfície significam uma mudança de ritmo. Quando a estrada muda de terra para asfalto, você precisa ser o mais suave possível e manter a condução limpa e cuidadosa. A frenagem é mais difícil no asfalto com pneus de cascalho. As estradas são rápidas, suaves e amplas e o carro pode se mover muito com pneus de cascalho ", acrescentou o finlandês de 25 anos de idade.
Nos últimos anos, o rali tem sido realizado no asfalto limpo. No entanto, para comemorar seu 20º ano no WRC, os organizadores voltaram ao formato original do evento em superfície mista. Os pilotos Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Mikka Anttila pilotarão seus Ford Focus RS World Rally Cars com especificações de cascalho durante todo o primeiro dia - sexta-feira. Seus carros, serão então convertidas para os set ups de asfalto para os dois últimos dias de ação.
Para adicionar um desafio extra, a primeira perna não será completamente no cascalho. Das três diferentes especiais, uma será 100% cascalho e as outras duas são mistas. A mais exigente será o teste de abertura os 35.94 km da SS Terra Alta inclui frequentes mudanças na superfície com 3 seções de cascalho e duas de asfalto.
A última etapa do WRC que usou este formato misto foi o Rally Sanremo na Itália em 1996. No ano passado, o Rali do Chipre misturou um dia com testes de velocidade no asfalto e dois dias em terra solta, mas os carros usaram somente especificações e pneus de cascalho em ambas as superfícies.
O rally está baseado no resort de férias de Salou, no litoral Costa Dourada, sudoeste de Barcelona. A especial suja na região de Tarragona será nova para todos os pilotos, no entanto as estrada nesta área estão sendo frequentemente usadas nos testes, e sua natureza permanecerá desconhecida para os competitodores até eles iniciarem o reconhecimento na terça-feira.
As especiais de asfalto são rápidas e podem serem comparadas a um circuito de corridas em suas características. Apesar das estradas serem lisas, elas são muitas vezes abrasivas e podem se tornarem escorregadias com os pilotos cortando nas curvas afim de ganharem décimos de segundo, e assim arrastando pedras e sujeira na superfície. No entanto, ao longo dos anos os organizadores trabalharam nas estradas para reduzir o número de oportunidades de cortes e fornecer mais igualdade de condições de pilotagem para todos.
Hirvonen, quem tem 7 largadas na Espanha em seu nome, conquistou seu primeiro pódio no WRC neste rali em 2005. Ele também conquistou a terceira posição em 2008 e 2009.
“O formato deste evento vai torná-lo interessante. Estou feliz com um formato misto, mas eu preferiria que as fases fossem realizadas individualmente em apenas uma superfície. Um carro com set-up de cascalho é mais elevado do chão e irá se movimentar muito no asfalto. A condução é menos precisa e vai ser importante encontrar rapidamente o limite quando as estrada mudarem de sujas para o asfalto ", disse ele.
“Quando o rally mudar para o asfalto limpo para o segundo e terceiro dia, as condições serão mais consistentes. Estas serão as estradas mais limpas que pilotaremos durante a temporada porque há menos oportunidades de cortar curvas e arrastar sujeira para estrada do que costuma ser. Há menos supresas aqui do que no evento anterior na França,” acrescentou o finlandês de 30 anos.
Latvala está preparado para sua sétima largada na Espanha e está confiante depois da forte performace em ambas as superficie nos últimos meses. "As estradas aqui são de asfalto em seu sentido mais puro e se assemelham a um circuito de corrida. Eu gosto mais e mais, a minha condução melhorou. A especial de 42 km no domingo é provavelmente o melhor especial de asfalto que eu pilotei ", disse ele.
"Eu não gostava das especiais do antigo primeiro dia e a maioria delas não estão no roteiro deste ano. Elas foram difíceis com muitos cortes e agora eles foram removidos, haverá menos cortes do que nunca. As etapas no sábado e no domingo servem-me muito melhor.
"Eu estou ansioso para as etapas de superfície solta, embora eu precise ter cuidado nas seções de asfalto, na primeira perna. As mudanças na superfície significam uma mudança de ritmo. Quando a estrada muda de terra para asfalto, você precisa ser o mais suave possível e manter a condução limpa e cuidadosa. A frenagem é mais difícil no asfalto com pneus de cascalho. As estradas são rápidas, suaves e amplas e o carro pode se mover muito com pneus de cascalho ", acrescentou o finlandês de 25 anos de idade.
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