15 de agosto de 2010

Mikko & Jari-Matti Prontos Para o Rallye Deutschland 2010

A BP Ford Abu Dhabi World Rally Team estará em acão no FIA World Rally Championship na cidade alemã de Trier, na próxima semana pela nona rodada da série. O Rallye Deutschland (19-22 agosto) retorna ao mundial depois de um ano de ausência das exigente e imprevisíveis estradas alemães. A mudança natural das características e superfície dos testes de velocidade e da sempre presente ameaça de chuva pode oferecer o tipo de condições que o tornam um evento complicado para os competidores.

A vitória de Jari-Matti Latvala e seu navegador Miikka Anttila em sua corrida em casa o Rally da Finlandia no inicio do mês deu a Latvala um lugar no livro dos recordes por se tornar o mais jovem piloto a vencer o famoso evento baseado em Jyvaskyla desde sua estréia no WRC em 1973. A dupla também subiu para terceiro lugar no mundial de pilotos. Seus companheiros de equipes Mikko Hirvonen e seu co-piloto Jarmo Lehtinen estão procurando voltar ao ritmo depois do acidente no primeiro dia de seu evento em casa.

O rally está baseado na mais antiga cidade da Alemanha, Trier, perto da fronteira com Luxemburgo e os testes de velocidades envolvem vastamente três diferentes tipos de estradas. As acidentadas e estreitas estradas nos vinhedos do Mosel no primeiro e ultimo dia inclui secões rápidas ligadas por sinuosas curvas com subidas e descidas entre as uvas. As curvas estão frequentemente escondidas pelas altas vinhas. As estradas públicas em Saarland que serão usadas no Sábado são mais rápidas e mais fluidas, mas são frequetemente arborizadas e podem serem igualmente complicadas no molhado. Mas a temivel escala militar de Baumholder proporciona o mais severo teste e os 48.00km da especial Arena Panzerplatte que é usado 2 vezes durante o segundo dia é a mais longa da temporada.

As estradas foram utilizadas por tanques de treinamento pelos soldados americanos e são exclusivas da série. Rápidas, asfalto com grande contrastes, acidentadas e concreto abrassivo os quais exigirá alta durabilidade dos pneus Pirelli. Com muitas pedras conhecidas como hinkelstein, projetadas para manter os tanques na estrada, encostar na borda e punirá o menor erro. As pistas estão sempre sujas, uma mistura de areia e cascalho tornando as condicões escorregadias no seco e traicoeiras no molhado.

Esta será a sexta largada de Mikko Hirvonen aqui, terceiro em 2007 foi o melhor resultado do finlandês de 30 anos. “ Eu tenho uma relacão de amor e odio com este rally! Quando as especiais estão secas é realmente agradável a pilotagem mas quando as condicões são molhadas isso torna as estradas muito complicadas com lama e água pra todo lado. De todas as três diferentes características que vemos na Alemanha eu prefiro a dos vinhedos. Temos uma aderência fantastica, as especiais não são muito técnicas e nós podemos construir um ritmo realmente bom por causa das altas velocidades.

“As especiais Baumholder são um desafio único. A superfície está mudando o tempo todo, é muito complicado e a estrada é acidentada, significando que um setup certo do carro é crucial. Eu estava desapontado com o resultado na Finlandia mas animado pela nossa velocidade. Com todas as melhorias que fizemos estou ancioso para ver o que é possivel. Eu quero estar lutando pelo o pódio” comentou Hirvonen.

Latvala também largou seis vezes no Rallye Deutschland. “As especiais da Alemanha tem muitos cortes e assim as estradas estão sujas dando me uma falta de confianca quando o nivel de aderência está mudando regularmente. Por isso este sempre tem sido um evento dificil para mim. Anteriormente eu tenho alguns bons tempos nesta área militar. O clima pode ser inconstante e você tem que se adaptar rapidamente as condicões.

“Pilotar em Nurburgring ensinou-me que se eu entrar na curva mais tarde, eu vou ter uma melhor velocidade na saida da curva e isto tem melhorando meu estilo de pilotagem no asfalto. Vencer o rally da Finlandia tem realmente impulsionado minha confianca e espero está entre o top 5 na Alemanha, acrescentou Latvala.

Team News

A Pirelli fornecerá duas especificacões de pneus para os pilotos da BP Ford Abu Dhabi. O pneu padrão Pzero para asfalto estará disponivel primeiramente no composto duro, mas com uma quantidade limitada de macios para o uso no tempo frio ou molhado. Os times não estão autorizados a esculpirem cortes adicionais na borracha em caso de chuva ou lama e cada carro pode transportar duas pecas.

Créditos: M-Sport | Fonte: RallyBuzz | Traducão: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário