27 de março de 2010

Q & A Com Heikki Kovalainen

Heikki Kovalainen e Lotus venceram a batalha para ser a melhor das novas equipes na classificação em Melbourne, levando o chefe da equipe Tony Fernandes a sugerir que sua equipe pode em breve começar a lutar com a Sauber e Toro Rosso.

Kovalainen não está completamente otimista ainda, mas como ele disse para AUTOSPORT depois da classificação, ele pode ver que seu time está progredindo rapidamente.

Q. Você está contente por estar na 'pole ‘ entre as nova equipe?
Heikki Kovalainen: Sim, eu estou feliz. Mais feliz agora do que estava depois da qualificação, no Bahrein. Eu sinto que nós fizemos bons progressos, e nós mudamos o set-up um pouco desde o Bahrein e eu acho que esta é a direção certa. Senti que tirei tudo do carro hoje.

Q. É sobre a obtenção do equilíbrio do carro do jeito que você gosta?
HK: Sim, no Bahrein, com o combustível baixo eu senti o carro não estava exatamente como deveria estar. Eu me senti muito melhor na corrida - e na verdade eu acho que o desempenho de corrida foi bom, especialmente o último stint foi realmente muito bom.
Aqui eu fiz ontem uma primeira sessão longa e ainda me sentia bem. Fomos capazes de tirar mais do carro na qualificação agora, então eu acho que demos um passo a frente. Quando você chegar a uma corrida e apresenta um bom desempenho com o carro, isso é bom.

Q. O objetivo amanhã é ser o melhor entre as equipes novas outra vez?
HK: Se eu tiver a oportunidade de atacar no início, amanhã, eu terei que ir. Há alguns carros antes de mim que se eu conseguir um bom começo, vou tentar chegar à frente - e então eu vou lutar, se possível. Caso contrário, para levar os dois carros até o fim eu acho que vai ser ótimo para a equipe. Vou tentar continuar onde eu terminei no Bahrain, vou tentar iniciar amanhã com o mesmo desempenho que tive no último stint lá.

Q. Este é o tipo de corrida onde muitas vezes há uma grande quantidade de batidas. Você está otimista de que, se você terminar amanhã, você poderia nos pontos?
HK: Eu realmente não estou pensando em pontos, para ser honesto. Os carros são mais confiáveis do que eram há alguns anos atrás. Obviamente este é um lugar onde é possível esperar qualquer coisa - o safety car esteve por aqui nos últimos anos, com bastante regularidade. Estratégias e acidentes podem acontecer, e tudo pode ser confuso. Vou apenas tentar reagir a tudo em conformidade, e de outra forma basta colocar nossas cabeças para baixo na primeira curva, tentar conduzir nossa própria corrida, dando o máximo e sem perder tempo.

Q. A chuva pode lhe dar uma chance de lutar com as equipes do meio do grid, ou seria ainda mais difícil para você com menos downforce?
HK: Eu acho que a chuva poderia torná-la pior. Quanto menos downforce você tiver, mais difícil é para aquecer os pneus e levá-los a funcionar ok, e se você não aquecer os pneus em um determinado tempo, você pode perder mais tempo. Espero que seja seco, mas se a pista estiver molhada, então é molhado e vamos ver o que acontece. Tudo pode acontecer depois, mas o meu sentimento é que não será fácil no molhado, eu acho.

Q. Você está a 5s da pole, e no inverno Mike Gascoyne preveu uma diferença de cerca de 3.5s. Você está decepcionado?
HK: Eu nunca esperava que a diferença fosse tão baixa, pensei que seria mais como 5s. Isso não é uma surpresa, eu não estou desapontado. Eu estou feliz que nós temos três atualizações de aerodinâmica no carro que valem cerca de 0,15-0.2s, é o tipo de melhora que a McLaren estava fazendo de corrida para corrida no ano passado. Então, nesse sentido, temos sido capazes de acompanhar o desenvolvimento

Obviamente, com as corridas no exterior não é possível fazer grandes atualizações. Teremos que esperar até Barcelona para trazer uma grande atualização , e esperamos que sejam maiores do que os carros à nossa frente. Idealmente, nós gostaríamos de ver a diferença para as equipes grandes ficando menor, este é o onjetivo. Mas não estou decepcionado. É rasoávelmente o que eu esperava. Talvez um pouco melhor.

Q. Então é a sua meta encostar nas equipes maiores até Outubro?
HK: Yeah. Eu acho que fizemos progressos muito bom. O nosso objetivo foi criar um carro confiável e terminar as corridas. Até agora temos alcançados todos esses objetivos. Agora, pouco a pouco, começaremos a diminuir a diferença, e vamos colocar mais desempenho no carro quando voltarmos à Europa, em seguida, veremos o que podemos fazer. Mas eu não tenho razão para duvidar do que podemos fazer. Deve ser bom.

Créditos: Autosport.com / Tradução: The Icegirls Br Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário