3 de fevereiro de 2010

WRC - Focus de Latvala ressuscita para disputar o Rally da Suécia

Fonte: Mundo Rally

O Ford Focus RS WRC que Jari-Matti Latvala quase tornou em uma bola de metal no violento acidente que sofreu em Portugal ano passado, voltará a ação na primeira etapa do Campeonato Mundial de Rallys FIA 2010, na Suécia, na semana que vem.

Apesar de rolar montanha abaixo quase 200 metros e dar 12 capotadas, o carro foi reconstruído pela equipe BP Ford Abu Dhabi World Rally Team para o Rally da Suécia, onde Latvala e seu navegador Mikko Anttila voltarão a subir a bordo do Focus.

O acidente que Latvala sofreu no dia de seu 24º aniversário no, no Rally de Portugal, foi um dos mais espetaculares da história deste esporte. Seu carro rolou montanha abaixo durante quase 20 segundos, mas felizmente os dois finlandeses saíram por contra própria, com apenas alguns cortes e arranhões.

A M-Sport, empresa encarregada de construir o Focus RS WRC para o programa de rallys da Ford, disse que embora o carro estivesse demolido, a parte onde a dupla ficava estava intacta, graças a resistência de segurança do carro.

"O acidente parecia ser horrível, mas a nível estrutural o carro aguentou bastante", comentou o Diretor da equipe BP Ford Abu Dhabi, Malcolm Wilson, na apresentação do mundial em Paris. "Realizamos rigorosos exames para garantir de que não havia nenhum ponto fraco e, decidimos reconstruir o carro para voltar a usa-lo no futuro. A segurança dos pilotos é nossa prioridade na hora de construir qualquer carro de competição. Nossos esforços nesse sentido foram refletidos no fato de que o carro de Jari-Matti ainda funciona".
Latvala conseguiu sua primeira vitória no WRC na Suécia em 2008 e não tem nenhum problema e voltar a pilotar seu antigo carro. "Ao ver o carro reconstruído notava-se que em alguns lugares a solda era nova. Isso me fez lembrar o acidente, mas não tenho problemas para voltar conduzi-lo", comentou. "A equipe realizou um grande trabalho ao reconstruir o carro e quero voltar a competir com ele na Suécia".

Com uma temporada nova pela frente, Latvala espera que as coisas sejam mais fáceis para seus mecânicos em 2010. "Em 2009 tive muitos acidentes e o pessoal da M-Sport esteve muito ocupado construindo carros porque estavam bastante danificados. Agora começamos uma nova temporada e aprendemos em 2009, espero manter meu carro em boas condições", explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário