4 de janeiro de 2010

2010: 'Odisseia Final' dos WRC

2010 chegou, e com ele o ultimo ano dos bólidos WRC, no mundial de Rally da FIA, o World Rally Championship. 2011 os WRCs serão substituidos pelos super 2000, carro com o qual Kimi Raikkonen participou do Neste Oil Rally ano passado em Jyvaskyla. Este ano o finlandês trocará o Fiat Grande Punto S2000, pelo Citroen C4 WRC.

Falta menos de mês e meio para derradeira época dos WRC no Mundial de Ralis. Para 'terminar', está previsto um plantel bem interessante, com alguns novos protagonistas de luxo. Nas equipas oficiais, a Citroën vai reconduzir Sébastien Loeb e Dani Sordo enquanto a Ford faz o mesmo com Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala. Marcus Grönholm é forte possibilidade no Rali da Suécia, prova que marcará o início da competição a 12 de Fevereiro, mas o programa poderá incluir mais provas, a confirmar posteriormente.
2010: 'Odisseia Final' dos WRC... -

Apesar de não haver qualquer confirmação, acredita-se que Kalid Al-Qassimi continuará a ter o dinheiro de Abu Dhabi para se andar a divertir no WRC. Petter Solberg deverá correr de Citroen C4 WRC, embora isso não esteja confirmado oficialmente. Gigi Galli deverá realizar 10 prova com a Citroën Itália, portanto com um C4 WRC.

No Citroën Junior Team, a grande 'bomba' Kimi Raikkonen, que disputa todo o campeonato excepto a Nova Zelândia. Sébastien Ogier é o outro piloto da equipa. Conrad Rautenbach deverá confirmar proximamente o seu programa. Na Stobart Ford, Matthew Wilson não estando confirmado, é praticamente certa a sua presença na equipa ou o seu pai não fosse o 'chefe'. Já de Henning Solberg desconhece-se se vai conseguir reunir o 'budget' que precisa para 2010.

Outra das boas novidades é a equipa Monster Energy Ford, que terá Ken Block e previsivelmente Chris Atkinson, em Focus WRC. Na Munchi's Ford, Frederico Villagra já garantiu sete ralis e o Team Adapta de Mads Ostberg ainda não deu novidades. Resta ainda as presenças esporádicas de Valentino Rossi, caso se confirmem as palavras de Olivier Quesnel, patrão da Citroën e da Peugeot, que anunciou a presença do italiano em algumas provas com o C4 WRC. De qualquer forma os seus patrões da Yamaha já disseram que ele vai concentrar-se apenas no MotoGP, pelo que durante o ano se verá quem tem razão...


Fonte: autosport.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário