19 de outubro de 2009

WRC 2009: Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala a uma semana da grande final

Após 11 rodadas, 219 testes de velocidade e 3.774,37 quilômetros de competição, Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen lutam pelo o título mundia do WRC da FIA que 'será decidido na rodada decisiva no País de Gales na próxima semana. A dupla da BP Ford Abu Dhabi World Rally Team iniciam o Rally da Grã-Bretanha (22 - 25 de Outubro) com uma vantagem de um único ponto no seu Focus RS World Rally Car, preparam-se para o final mais emocionante dos últimos anos.
Os finlandeses enfrentam uma disputa cabeça-a-cabeça durante todo temporada com o rival Sébastien Loeb. Independentemente de onde eles terminam, o piloto que é o mais alto na tabela de líderes quando o rali retorna a Cardiff, após três dias de competição nas estradas de cascalho no meio e sul de Gales vai levantar a coroa.

Companheiros e conterrâneos Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila darão apoio crucial no outro Focus RS WRC e as duas duplas tiveram um bom desempenho ao longo dos caminhos florestais galês. Hirvonen venceu em 2007, enquanto Latvala garantiu a segunda colocação na temporada passada.

Todas as 16 fases especiais serão realizadas nas estreita mas rápidas e privada estradas de cascalho, mais comumente utilizado por caminhões transportando madeira. O rali será realizado seis semanas mais cedo do que no ano passado e uma continuação do Outono seco e quente na Grã-Bretanha poderia. O evento tradicionalmente mais difícil do desafio será o tempo imprevisível.

Árvores-alinhadas pontos altos no contraste florestas montanhosas com amplas extensões abertas e quando o gelo e a neve é altamente improvável, em outubro, o nevoeiro pode estar presente se o tempo piora. Em condições sombrio que paira entre as árvores, ao mesmo tempo, jogando um cobertor branco em áreas expostas em terrenos mais altos.

Latvala tem mais experiência neste rali de que em seu evento em casa, na Finlândia. Ele começou sua carreira na Inglaterra, com apenas 17 anos, em 2002, com o apoio mais tarde de Pentti Airikkala e este será o seu oitavo Rally da Grã-Bretanha.

"Em 2002 e 2003, eu pilotei um monte de ralis no Reino Unido assim estou familiarizado com a natureza das estradas. Eu dirigi todas as etapas do rali antes e isso me dá confiança. Eles são geralmente rápido, especialmente no sábado ", disse Latvala.

"Há retas de até 2 km, mas que muitas vezes terminam com uma curva perigosa e que é difícil se está nebuloso. Nestas situações o piloto deve ter notas de ritmo perfeitas, porque é impossível ver a distância e dependem das notas identificar pontos de frenagem e curvas. Um bom conjunto de notas ritmo no nevoeiro pode ganhar muito tempo, mas observações pobres pode ser muito caro. terei óculos amarelo com os quais eu também uso na neve. Proporcionam definição extra, portanto, se o tempo estiver ruim, então eles vão me ajudar a escolher as curvas através do nevoeiro.

"Até seis pilotos podem lutar pela vitória neste rali, eu realmente penso que poderia ser o aberto. Espero ter o ritmo para estar entre eles, mas uma vitória aqui para mim é menos importante do que poder ajudar o Mikko a levar o título . meu principal objetivo é ajudá-lo a conseguir isso ", acrescentou Latvala.

Hirvonen, que tem quatro vitórias na carreira nesta temporada, permanece calmo sobre o desafio pela frente. "Eu me sinto realmente animado sobre a situação e mal posso esperar para o rali começar, mas eu não sinto qualquer pressão. Vai ser uma luta dura e eu não subestimo o trabalho que eu preciso fazer.

"Embora eu ganhei lá antes, este rali nem sempre foi gentil comigo, mas eu gosto das estradas do País de Gales e conhecê-as bem. São rápidas e fluindo,em alguns lugares ainda mais rápido do que o meu caso em casa na Finlândia. Se eu tivesse que escolher um rali em que a luta pelo título, em seguida, Finlândia seria minha primeira escolha. Mas o Reino Unido estaria em segundo na lista. eu adoro dirigir lá e as estradas realmente me atendem. Nesta época do ano elas não estarão cobertas de gelo ou neve, assim deve ser perfeito ", acrescentou Hirvonen de 29 anos.

Fonte: Site do Latvala e do Hirvonen

Nenhum comentário:

Postar um comentário