17 de agosto de 2011

Rallye Deutschland 2011 - Ford WRC Preview


O Ford Fiesta RS WRC está pronto para sua estréia no asfalto na Alemanha

O Ford Fiesta RS World Rally Car faz sua estréia no asfalto no Rallye Deutschland entre os dias 19 – 21 de agosto, primeira etapa no asfalto do Campeonato Mundial de Rally desta temporada. O carro competiu com especificacões de cascalho no asfalto na Argentina em maio, mas a oitava rodada da série será a primeira oportunidade para ver o Fiesta RS WRC em acão com set up completo de asfalto.

Os pilotos Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila testaram o novo carro no asfalto na Franca e Espanha durante seu desenvolvimento. Depois disto voltaram a testar mais uma vez em junho na Franca e completaram a preparacão com mais um teste na Alemanha no final de semana passado e inicio desta. Cada piloto testou por dois dias.

O Rallye Deutschand é o primeiro de 3 rallies de asfalto das próximas cinco rodadas, e talvez o mais difícil. Sediado en Trier, cidade mais antiga da Alemanha, situada próximo a fronteira com Luxemburgo. A ameaca sempre presente de chuvas combinada com mudancas de superfície nas especiais garantirão condicões totalmente imprevisíveis.

A especiais cobrem três tipos muito diferentes de estradas. Acidentadas, e estreitas entre os vinhedos as margens do rio Mosel compreendem o percurso do primeiro e terceiro dia. Rápidas secões ligadas a curvas em uma rota ondulante com subidas e descidas entre os vinhedos. As curvas estão frequetemente escondidas por vinhas e há um pouco de ritmo nas trilhas artificiais.

As estradas públicas no campo Saarland do segundo dia são as mais rápidas e mais fluidas. Elas são muitas vezes arborizadas e podem ser traicoeiras no molhado.

Mas a área militar de Baumholder, usada pelos soldados americanos em treinamentos com tanques de guerra, fornecem um severo teste. O amplo asfalto contrasta com acidentado e abrasivo concreto, os quais exige alta durabilidade dos pneus Michelin. O menor erro pode ser punido por altos blocos de concretos, conhecidos como ‘hinkelsteins’, que margeiam as estradas, usados para manter os tanques em posicão. As trilhas estão sempre sujas, com um mix de areia de cascalho, tornando as condicões muito escorregadias no seco e letal no molhado.

Hirvonen tem seis largadas no rally, foi terceiro lugar em 2007 e aos 31 anos de idade o Finlandês está confiante de que o Fiesta RS WRC fará bem sua estréia no asfalto. O Rallye Deutschland será o 100º WRC rally de Hirvonen e de seu navegador Jarmo Lehtinen pela Ford.

“Temos grandes esperancas com o Fiesta no asfalto,” disse ele. “A partir de nossos testes sabemos que ele funciona bem nesta superfície e acreditamos que poderemos obter bons resultados. Gosto de pilotar nas especiais alemãs quando está seco, particularmente nos vinhedos onde a aderência é normalmente excelente. No molhado, o caso é diferente, porque as estradas se tornam sujas com muita lama e cascalho”.

Os pneus da Michelin sao excelentes no asfalto em condicões secas. Si chover muito as estradas se tornam incrivelmente escorregadias e é difícil para os pneus. Mas é o mesmo para todos, porque o limite do regulamento, as opcões de pneu, temos que trabalhar com isto. O clima é um fator chave na Alemanha e é possivel vencer contando com a sorte. As condicões mudam tão rapidamente que cada piloto pode ter condicões diferentes na mesma especial e se você tem um pouquinho de sorte, pode transformar os resultados de cabeca para baixo,” acrescentou Mikko.

O melhor resultado de Latvala na Alemanha foi a quarta colocacão em 2010. O finlandês de 26 anos tem sete largadas em seu nome neste evento.

“Este rally tem um pouquinho de tudo,” disse Latvala. “A superfície nos vinhedos e abrasiva com muitos cortes e curvas apertadas, e as especiais nas áreas rurais também tem muitos cortes. Em ambas as áreas há muito sujeira dos cortes, e se estiver molhado a sujeira mais lama é extremamente escorregadio. Em Baumholder, a situacão é diferente porque você simplesmente não deve cortar. As estradas são largas, mas são margeadas por uma linha de hinkelsteins de 50 cm de altura em ambos os lados, assim não há espaco para erros.”

“O Fiesta está bem equilibrado, especialmente através das combinacões de curvas, ele deverá estar forte especialmente nos vinhedos. O clima imprevisível pode tornar o rally estressante, porque não há pneus para pista molhada, é um compromisso entre velocidade e aderência se estiver chovendo. Mas pelo menos será igual para todos,” acrescentou Latvala.

Fonte: mikkohirvonen.com| Traducão: The Iceman Brasil Team

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