9 de julho de 2011

Kovalainen celebra ida ao Q2 e exalta trabalho da Lotus em Silverstone

A chuva que apareceu em Silverstone na metade final do Q1 ajudou Heikki Kovalainen a avançar à segunda fase da classificação do GP da Inglaterra, disputada neste sábado (9). No entanto, o feito do finlandês não foi inédito. 15º no grid em Barcelona e 17º em Mônaco, o piloto celebrou por conseguiu levar a novata Lotus novamente ao Q2. Feliz por largar em 17º no remodelado circuito britânico, Kovalainen destacou o trabalho desempenhado pela equipe malaia durante todo o fim de semana.

“Estou muito satisfeito com isso”, comemorou o nórdico, explicando como conseguiu terminar o Q1 à frente de Nick Heidfeld, da Renault, e da dupla da Toro Rosso, Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari. “Antes da classificação, sabíamos que seria importante tirar o máximo que pudéssemos dos pneus secos porque era esperada uma garoa, mas simplesmente não sabíamos quando ela estava para cair, então tivemos de dar tudo com os slicks. No começo do Q1, eu consegui uma boa volta. Então saí para a segunda volta quando a chuva começou.”
Getty Images
Kovalainen avançou ao Q2 pela terceira vez na temporada


O bom desempenho do T128 na classificação encheu Heikki de otimismo para a corrida. O ex-piloto de Renault e McLaren acredita que a Lotus alcançará o objetivo de lutar com as equipes do pelotão intermediário no domingo.“Espero que eu possa fazer boa corrida largando em 17º. Sei que toda a equipe está trabalhando bem, e apesar de o desempenho total ainda não estar lá, ainda estamos tirando tudo do carropara atacar as equipes da frente, e isso porque estamos fazendo nossa segunda temporada. Então o dia de hoje foi muito encorajador para mim e para todos na Lotus”, complementou.


O resultado de Kovalainen foi motivo de comemoração também para seu companheiro de equipe, Jarno Trulli. É bem verdade que o veterano italiano não foi tão bem quanto o nórdico. O experiente piloto vai largar em 21º e entende que perdeu a chance de obter melhor posicionamento no grid justamente pela razão que beneficiou o colega: a chuva no Q1.“A chuva fez sua parte no Q1 e a sessão, infelizmente, ficou mais curta depois de eu ter feito apenas uma volta. Não foi o suficiente, o que é uma pena, mas nós temos um carro no Q2, que mostra que nós temos ritmo para lugar com os carros à frente, então espero que eu possa ter uma corrida forte amanhã, e que eu possa evitar qualquer azar com as condições”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário