11 de junho de 2011

Rally da Grécia 2011 - Ford Abu Dhabi WRT Preview

A Ford Abu Dhabi World Rally Team enfrentará a etapa mais difícil do FIA World Rally Championship na próxima semana na Grécia, com a intencão de ampliar seu excelente desempenho em uma das figuras clássicas da série. O calor intenso e as trilhas nas montanhas rochosas fazem do Rally da Grécia ( 16 – 19 de junho) um exaustivo teste para o homem e a máquina, mas a Ford ganhou 7 dos últimos 10 eventos realizados na Acrópole.

O rally retorna a série depois de um de ano de ausência e esta sétima rodada marca exatamente o meio da temporada 2011. Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen estão em segundo na classificacão no mundial de pilotos, e juntamente com os também finlandeses Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila quarto no mundial, colocam a Ford na segunda posicão no Campeonato de Construtores com o Fiesta RS World Rally Car.

Os desafios colocados pela Acropole são físicos e mecânicos. A temperatura ambiente nas especiais de cascalho próxima a base do rally em Loutraki, 90 Km a oeste de Atenas, são provavelmente superior a 30’C, assim as temperaturas no cockpit estarão bem acima disto. O preparo físico do piloto é crucial, especialmente nas especiais mais longas, regular a ingestão de líquidos é fundamental para evitar desidratacão e assim garantir que a equipe trabalhe com o desempenho máximo.

Mecanicamente, o sucesso na Grécia exige uma combinacão de forca, confiabilidade e velocidade. O calor que afeta o desempenho humano também exigirá muito dos motores e caixas de cambio, há também algumas especiais um pouco mais refrescantes e relativamente sinuosas subindo as montanhas.

As estradas de cascalho na Acrópole têm uma reputacão temível. Embora as trilhas estejam menos ásperas do que costumaram ser, os carros ainda terão que resistir a possiveis furos, devido a grande quantidade de pedras espalhadas na superfície, assim como as inflexiveis rochas que constituem a base das estradas desta região de superfície solta. A combinacão de calor e especiais abrasivas exigirão também uma forte durabilidade dos pneus Michelin.

Hirvonen sabe o que é preciso para vencer o Acrópole, pois subiu ao degrau mais alto do pódio, na última edicão do evento em 2009. Aos trinta anos de idade Hirvonen que tem 7 largadas em seu nome neste evento disse: “Anos atrás todas as especiais eram ásperas e abrasivas. Hoje existem algumas secões fluidas, mas há muitas pedras – e ainda está quente” disse ele.

“Se você tiver sorte, você pode sobreviver os três dias pilotando de pé em baixo do início ao fim. Mas há muitos lugares onde você precisa tomar muito cuidado e vale a pena ficar esperto. É fundamental pensar sobre como você pilotará aqui. A Ford trabalhou duro construindo um carro forte e confiável, após 4 dias de teste na Grécia no último mês, estou certo de que o Fiesta RS WRC sobreviverá a isto.”

“O calor é um grande desafio. É essencial beber muito líquido antes do rally para estar propriamente preparado. Também ajuda estar em boa forma física, embora isto seja uma exigência para todos os rallies. Pretendo fazer alguns exercícios quando chegar na Grécia para adaptar- me com a temperatura de lá,” acrescentou ele.

Latvala,quarto no mundial de pilotos, tem como seu melhor resultado em seis largadas, um terceiro lugar conquistado em 2009. O finlandês de 26 anos reconhece o quão duro este rally é.
“A Grécia é o rally mais difícil da temporada,” admitiu ele. “ Devido as condicões dificeis houve muitos abandonos em 2009. Há secões em que as estradas são boas e podemos percorrê-las de pé em baixo. Mas há também secões, especialmente no segundo dia, onde será essencial aliviar o ritmo e proteger os carros e pneus por causa das pedras. O carro e o piloto mais rápido podem não sair de lá como vencedor – e sim o mais forte e mais esperto.”

“Testamos na Grécia no último mês e o Fiesta esteve forte nas trilhas rochosas. Também testamos no escuro, nos preparando para a especial noturna durante o sábado – segundo dia do evento. Este teste pode ser decisivo. Se não houver nenhum sereno no final da tarde então a poeira pode ser um problema para todos, exceto para o primeiro carro na ordem de largada. Isto pode gerar uma grande diferenca nos tempos,” Acrescentou Latvala.

Fonte & Créditos: MikkoHirvonen.Com | Traducão: The Iceman Brasil Team

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