30 de abril de 2011

Rally d'Italia Sardenha 2011 - Ford Abu Dhabi WRT Preview

A equipe está liderando o mundial de construtores com o Ford Fiesta RS World Rally Car após quatro das 13 rodadas do World Rally Championship 2011. Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila estão separados por apenas 8 pontos na batalha pelo mundial de pilotos. E esta batalha nas estradas de cascalho segue o drama do Rally da Jordânia no início do mês, quando Latvala terminou à apenas 0.2seg da vitória mais apertada da história do WRC.


Uma estrada de surperfície arenosa camufla uma base dura abaixo e as especiais podem se tornar esburacadas durante a segunda passagem. As pistas são geralmente rápidas e fluidas, mas são frequentemente estreitas, exigindo precisão no tracado limpo.

O Rally retorna ao WRC após um ano de ausência e traz com ele novas estradas para a sexta-feira primeiro dia do evento próximo a costa oeste da ilha. Descritas como técnicas e complicadas, elas vão requerer grande precisão na preparacão das notas de ritmo pelo pilotos, que poderão fazer apenas duas passagens em baixa velocidade pelas especiais antes de pilotarem por elas em velocidade máxima.

Hirvonen, segundo no campeonato à apenas 2 pontos do lider, já esteve na Sardenha nas últimas 4 edicões do evento. “ As estradas são estreitas e não há bordas definidas nelas. Assim, ao invés de uma vala marcando o lado da pista, existem árbustos, árvores e pedras que adicionam dificuldades extras,” disse o finlandês de 30 anos.

“A surperfície é mais arenosa do que na maioria dos rallies europeus no cascalho, assim é uma vantagem para mim não ser o primeiro na ordem de largada pela primeira vez no cascalho nesta temporada. Eu sofri com isto na Jordânia no primeiro dia, enquanto tentava encontrar um set up certo para o carro, mas dois tempos mais velozes no segundo dia foi um impulso de confianca. O Fiesta parece fantastico no cascalho e a velocidade está lá, isto significa que devemos ser totalmente competitivos em todas as superficies,” acrescentou Mikko.

Latvala venceu este rally em 2009, sendo esta a segunda de suas 4 vitórias no WRC, e o finlandês de 26 anos tem se recuperado da decepcão de chegar tão perto da quinta vitória na Jordânia. “Pelo menos isto é o WRC e eu tenho que esperar apenas 3 semanas para o proximo rally. Se fosse nos Jogos Olimpicos, eu teria quatro longos anos de espera!” brincou Latvala.

“Eu completei cerca de 230 km durante o teste ontem (quarta-feira). Eu fiz várias mudancas no set up para ver quais efeitos elas fariam no carro. Não houve melhorias das quais estou satisfeito, e isto confirmou para mim que minhas configuracões originais estão corretas. Estou confiante com o set up e não sinto que preciso tentar mais opcões.

“A estrada do teste sofreu danos com as chuvas durante o inverno, e será interessante ver se as especiais foram afetadas da mesma maneira. Eu gosto de pilotar neste rally e minha decepcão após a Jordânia transformou-se em motivacão para este evento. Estou com fome de vitória. Eu tenho uma boa posicão de largada para o primeiro dia, e eu preciso usar isto bem, para ter uma boa posicão de lutar pela vitória no último dia, “ adicionou Latvala.

Fonte & Créditos: RallyBuzz.Com | Traducão: The Iceman Brasil Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário