22 de abril de 2011

Hakkinen diz que não está surpreso com Vettel mais maduro pós-título

Fonte: Grande Premio

Mika Hakkinen afirmou não estar surpreso com as atuações sólidas de Sebastian Vettel, no início da temporada 2011 da F1, depois de o alemão ter cometido uma série de erros no campeonato passado. O bicampeão disse que é natural um novo campeão ganhar confiança depois de levantar a taça.

“É claro que o título mundial lhe dá confiança. Isso realmente te deixa mais confiante. Você sabe o que já fez, sabe que já ganhou um título. Não é mais um peso nos ombros, então agora você pode focar nos detalhes. Então, isso tudo se torna muito prazeroso. Você começa a calcular um pouco mais. Os outros pilotos ficam suspeitando e querendo saber, mas você sabe como tudo funciona”, declarou à revista inglesa ‘Autosport’.

O finlandês disse, também, que depois do título mundial o piloto passa a lidar melhor com a cobrança por resultados. “Isso tudo permite que o seu nível de pressão, isto é, o que você pode suportar em termos de pressão, seja muito maior do que o dos outros pilotos. Isso acontece porque você consegue entender coisas nas quais as outras pessoas ainda não tiveram experiência”, comentou.

O ex-piloto da McLaren, no entanto, explicou que a rotina de Sebastian Vettel depois campeonato ficou mais atribulada devido aos compromissos publicitários, mas que na época do próprio bicampeonato – em 1998 e 1999 – a situação era ainda pior, já que também precisava trabalhar fora das corridas pois os testes não eram banidos.

“A quantidade de compromissos de marketing que eu tive depois do título de 1998 foi horrorosa. Isso é garantido se você ganhar o campeonato. Eu penso que para mim foi mais difícil porque tive muito trabalho. Depois de 98, teve todo o marketing e todos os testes. Agora não é mais permitido testar durante a temporada, mas o marketing é um pouco diferente do que era antes, então você tem um desgaste físico e mental muito grande”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário