Fonte: Grande Prêmio
Deu a lógica em Faro. A Citroën venceu pela quarta vez consecutiva o Rali de Portugal, terceira etapa do WRC, neste domingo (27). E o êxito coube a Sébastien Ogier, que confirmou o favoritismo na terra do fado e garantiu o bicampeonato da prova, confirmando a boa fase no ano ao reagir depois de sofrer um duro revés no México no começo de março. Companheiro de equipe e xará do francês, Sébastien Loeb faturou a segunda posição, mas terminou a disputa a 31s8 atrás do compatriota. Entretanto, o heptacampeão mundial venceu o Power Stage e somou três pontos, empatando com Mikko Hirvonen na liderança da temporada.
A prova marcou a estreia da Mini no campeonato, mas a montadora britânica, apoiada pela BMW e pela Prodrive, disputou a competição na categoria S2000 com o luso Armindo Araújo e o brasileiro Daniel Oliveira, da equipe Brazil World Rally Team. O português, bicampeão mundial do P-WRC — divisão do Mundial de Rali para carros de produção — chegou a andar em sétimo na classificação geral, mas abandonou no sábado (26) com problemas no motor. Já Oliveira ocupava a 20ª posição no estágio 16, mas na etapa seguinte, em Santana da Serra, enfrentou uma falha em seu Mini John Cooper Works e teve de se retirar do certame.
A equipe de fábrica da Ford sucumbiu à supremacia da Citroën em Portugal, como era previsto. Jari-Matti Latvala concluiu a competição a longínquos 3min22s1 de Ogier, enquanto Hirvonen terminou em quarto, mas terminou muito longe dos carros da montadora francesa, a exatos 6min16s3.
A fábrica do óvalo azul começou bem o Rali de Portugal, tanto que Latvala foi o líder do primeiro dia de competições, seguido pelo companheiro de time. Entretanto, foi uma liderança enganosa, já que Ogier tirou o pé para ganhar vantagem no segundo dia, já que o nórdico foi o responsável por abrir caminho no sábado. Um furo no pneu de Mikko, e outro problema no pneus de Latvala, que também conviveu com uma falha mecânica em seu Fiesta RS, garantiu Ogier na ponta, posição mantida até o final.
Matthew Wilson surpreendeu e garantiu uma boa quinta posição na etapa lusitana do WRC. Sem sobressaltos, o britânico da Stobart perdeu o quarto lugar para Hirvonen no último dia, o que não invalida sua jornada de sucesso nas trilhas de terra em Faro.
Por sua vez, Petter Solberg foi mais uma vez vítima do azar que insiste em cercá-lo desde o início do ano. Sem condições de lutar pelas primeiras colocações após enfrentar problemas logo na sexta-feira (25), o norueguês executou mais uma prova de recuperação, a exemplo do que já aconteceu na Suécia e no México. E mais uma vez, Petter foi bem-sucedido ao avançar do 20º para o sexto posto com o Citroën DS3.
De volta ao WRC depois de ficar ausente do Rali do México, Kimi Raikkonen exibiu bom desempenho em seu primeiro rali de terra na temporada. O finlandês sempre esteve entre os primeiros colocados das especiais e não perdeu muito tempo em relação aos ponteiros. O campeão mundial de F1 em 2007 e atual piloto da Ice 1, sua própria equipe, concluiu a disputa em sétimo, a 10s54s1 de Ogier.
Federico Villagra, com um Ford Fiesta, garantiu o oitavo posto. O argentino terminou a disputa à frente de Henning Solberg, outro piloto da Ford. Também representando a montadora norte-americana, Dennis Kuipers fechou o top-10. O português melhor colocado foi Bruno Magalhães, que também competiu na categoria S2000 com um Peugeot 207, ficando a apenas 24min02s do vencedor da etapa.
Após três etapas já realizadas, Hirvonen lidera a temporada 2011 do WRC com 58 pontos, mesmo número de Loeb, mas o finlandês da Ford leva vantagem nos critérios de desempate. Ainda sem vencer neste ano, Latvala segue na terceira posição com 48 pontos graças à sua regularidade. Ogier tem sete pontos a menos que Jari-Matti e é o quarto da tabela de classificação, mas poderia ser líder do Mundial se não tivesse abandonado no México. Petter Solberg encerra o top-5 na ordem dos pilotos em 2011, enquanto Raikkonen é o nono melhor posicionado com seu Citroën DS3.
A próxima etapa do WRC está marcada para os dias 14 a 16 de abril na Jordânia. No entanto, a quarta prova da temporada tem sua realização ameaçada por conta dos conflitos políticos na Síria, que é rota obrigatória para as equipes que farão o transporte via marítima da Europa para o Oriente Médio. A Citroën, através de seu diretor, Olivier Quesnel, já se manifestou contrariamente à execução da prova. Após uma reunião entre os times no Mundial e a FIA, ficou definido que uma decisão sobre o assunto será tomada na próxima semana.
Deu a lógica em Faro. A Citroën venceu pela quarta vez consecutiva o Rali de Portugal, terceira etapa do WRC, neste domingo (27). E o êxito coube a Sébastien Ogier, que confirmou o favoritismo na terra do fado e garantiu o bicampeonato da prova, confirmando a boa fase no ano ao reagir depois de sofrer um duro revés no México no começo de março. Companheiro de equipe e xará do francês, Sébastien Loeb faturou a segunda posição, mas terminou a disputa a 31s8 atrás do compatriota. Entretanto, o heptacampeão mundial venceu o Power Stage e somou três pontos, empatando com Mikko Hirvonen na liderança da temporada.
A prova marcou a estreia da Mini no campeonato, mas a montadora britânica, apoiada pela BMW e pela Prodrive, disputou a competição na categoria S2000 com o luso Armindo Araújo e o brasileiro Daniel Oliveira, da equipe Brazil World Rally Team. O português, bicampeão mundial do P-WRC — divisão do Mundial de Rali para carros de produção — chegou a andar em sétimo na classificação geral, mas abandonou no sábado (26) com problemas no motor. Já Oliveira ocupava a 20ª posição no estágio 16, mas na etapa seguinte, em Santana da Serra, enfrentou uma falha em seu Mini John Cooper Works e teve de se retirar do certame.
A equipe de fábrica da Ford sucumbiu à supremacia da Citroën em Portugal, como era previsto. Jari-Matti Latvala concluiu a competição a longínquos 3min22s1 de Ogier, enquanto Hirvonen terminou em quarto, mas terminou muito longe dos carros da montadora francesa, a exatos 6min16s3.
A fábrica do óvalo azul começou bem o Rali de Portugal, tanto que Latvala foi o líder do primeiro dia de competições, seguido pelo companheiro de time. Entretanto, foi uma liderança enganosa, já que Ogier tirou o pé para ganhar vantagem no segundo dia, já que o nórdico foi o responsável por abrir caminho no sábado. Um furo no pneu de Mikko, e outro problema no pneus de Latvala, que também conviveu com uma falha mecânica em seu Fiesta RS, garantiu Ogier na ponta, posição mantida até o final.
Matthew Wilson surpreendeu e garantiu uma boa quinta posição na etapa lusitana do WRC. Sem sobressaltos, o britânico da Stobart perdeu o quarto lugar para Hirvonen no último dia, o que não invalida sua jornada de sucesso nas trilhas de terra em Faro.
Por sua vez, Petter Solberg foi mais uma vez vítima do azar que insiste em cercá-lo desde o início do ano. Sem condições de lutar pelas primeiras colocações após enfrentar problemas logo na sexta-feira (25), o norueguês executou mais uma prova de recuperação, a exemplo do que já aconteceu na Suécia e no México. E mais uma vez, Petter foi bem-sucedido ao avançar do 20º para o sexto posto com o Citroën DS3.
De volta ao WRC depois de ficar ausente do Rali do México, Kimi Raikkonen exibiu bom desempenho em seu primeiro rali de terra na temporada. O finlandês sempre esteve entre os primeiros colocados das especiais e não perdeu muito tempo em relação aos ponteiros. O campeão mundial de F1 em 2007 e atual piloto da Ice 1, sua própria equipe, concluiu a disputa em sétimo, a 10s54s1 de Ogier.
Federico Villagra, com um Ford Fiesta, garantiu o oitavo posto. O argentino terminou a disputa à frente de Henning Solberg, outro piloto da Ford. Também representando a montadora norte-americana, Dennis Kuipers fechou o top-10. O português melhor colocado foi Bruno Magalhães, que também competiu na categoria S2000 com um Peugeot 207, ficando a apenas 24min02s do vencedor da etapa.
Após três etapas já realizadas, Hirvonen lidera a temporada 2011 do WRC com 58 pontos, mesmo número de Loeb, mas o finlandês da Ford leva vantagem nos critérios de desempate. Ainda sem vencer neste ano, Latvala segue na terceira posição com 48 pontos graças à sua regularidade. Ogier tem sete pontos a menos que Jari-Matti e é o quarto da tabela de classificação, mas poderia ser líder do Mundial se não tivesse abandonado no México. Petter Solberg encerra o top-5 na ordem dos pilotos em 2011, enquanto Raikkonen é o nono melhor posicionado com seu Citroën DS3.
A próxima etapa do WRC está marcada para os dias 14 a 16 de abril na Jordânia. No entanto, a quarta prova da temporada tem sua realização ameaçada por conta dos conflitos políticos na Síria, que é rota obrigatória para as equipes que farão o transporte via marítima da Europa para o Oriente Médio. A Citroën, através de seu diretor, Olivier Quesnel, já se manifestou contrariamente à execução da prova. Após uma reunião entre os times no Mundial e a FIA, ficou definido que uma decisão sobre o assunto será tomada na próxima semana.
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