GRANDE PRÊMIO - No primeiro duelo entre Ford e Citroën na nova era do WRC, a vitória ficou com a montadora norte-americana. Mikko Hirvonen conquistou neste domingo (13) o Rali da Suécia, prova de abertura do Mundial de Rali, com apenas 6s5 de vantagem para o surpreendente Mads Ostberg.
O finlandês da equipe oficial confirmou o favoritismo nas trilhas de gelo de Karlstad e faturou o bicampeonato da competição mantendo a regularidade, sem enfrentar grandes problemas. Jari-Matti Latvala, companheiro de equipe de Hirvonen, faturou dois estágios neste domingo e fechou o top-3, sacramentando o domínio incontestável da Ford na Suécia.
Mikko celebrou a primeira vitória de uma nova fase no Mundial de Rali, que corre a partir de 2011 com carros de 1,6 L. “Estava muito nervoso antes do último estágio”, reconheceu o nórdico, se referindo à ameaça que Ostberg ainda representava na luta pelo bicampeonato.
“É fantástico ganhar o primeiro rali com o novo Fiesta. Tenho de reconhecer que antes da última especial, estava muito nervoso, mas agora, estou muito feliz com este começo de temporada realmente brilhante”, complementou o vencedor.
Ostberg contou que ainda lutou até o final para faturar uma vitória que seria inédita na carreira, mas o norueguês ficou satisfeito com o segundo lugar em Karlstad. “É inacreditável. Hoje foi muito difícil. Tentamos alcançar Mikko, mas ele estava muito rápido e não ousei pisar tão fundo quanto poderia. Estou absolutamente feliz por ter sido segundo colocado geral na Suécia.”
Depois do trio da Ford, o melhor colocado foi Sébastien Ogier. O número 2 do time oficial da montadora francesa somou três pontos extras por ter vencido a superespecial noturna, destinada à transmissão televisiva, seguido pelo compatriota Sébastien Loeb e por Latvala, somando cada um respectivamente dois e um ponto pelo êxito no estágio extra.
Petter Solberg perdeu duas posições em relação à manhã deste domingo, fechando a prova na quinta colocação. Entretanto, o motivo pela queda do norueguês, campeão mundial do WRC em 2003 não foi nenhuma falha em seu Citroën DS3. Durante o deslocamento para o último estágio, o piloto excedeu o limite de velocidade e foi abordado pela polícia sueca, que apreendeu sua licença de motorista.
De forma a permanecer na competição, o navegador Chris Patterson assumiu a condução do veículo. Obviamente por não ter o mesmo desempenho do companheiro de equipe, Solberg caiu para quinto e só não perdeu mais posições porque Loeb estava mais atrás na classificação. O heptacampeão não repetiu o desempenho do último sábado, quando venceu quatro especiais, permanecendo em sexto, a 2min30s3 de Hirvonen.
Piloto da casa, Per-Gunnar Andersson, que corre por equipe própria, levou o Ford Fiesta RS à sétima colocação, terminando imediatamente à frente de Kimi Raikkonen, que mostrou bom desempenho no Citroën DS3 da Ice 1. A montadora norte-americana fechou o top-10 com o britânico Matthew Wilson, da M-Sport Stobart, e Khalid Al Qassimi, com a segunda equipe da Ford, a Abu Dhabi.
A próxima etapa do WRC será o Rali do México entre os dias 3 e 6 de março em Guanajuato.
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