12 de dezembro de 2010

Mikko Hirvonen blog: Uma história de Natal - Parte I

Agora quando dezembro chega e todo mundo fica animado com o Natal, esperando as férias e a hora pra encontrar amigos e familiares, eu pensei em contar a vocês uma pequena história como meu dezembro comecou.

Eu amo, o que eu faco, assim esta história servirá apenas para fazer vocês rirem. Esta também dará a vocês uma pequena ideia do que também eu tenho que fazer sendo um piloto de rally. Eu simplesmente vou escrever sobre isto. Eu não riu sempre quando as coisas saem erradas, mas as vezes isto provoca as melhores risadas. E para mim, os últimos dias foram completamente errados, como todo o ano talvez, mas pelo menos eu posso rir disto...

As vezes as pessoas veem até mim e dizem que vida glamurosa tem um piloto de rally. Bem, sim as vezes pode ser. Que dizer, eu tenho uns momentos de sorte ainda, como voos privados, ir de helicoptero de Monaco para testar no topo das montanhas. E sempre voo de helicoptero da Espanha para Corsega. Mas esta época ficou para trás. Mas de qualquer maneira, este é o encanto de fazer o que faco. Eu realmente não preciso deste glamour, mas eu sou muito sortudo por estar nesta posicão, por ter a oportunidade de experimentar tudo isso e poder agora dizer que eu fiz isto.

Mas com certeza há o outro lado da história também, coisas que não acontece com muita frequencia mas que te dá boas risadas. Uma vez no Reino Unido, antes do Rally de Wales deste ano, no meu quarto do hotel estava ventando muito e as cortinas moviam quando o vento soprava pela janela. O aquecimento não estava funcionando corretamente assim estava tão frio que quando eu estava lendo meus e-mails e tudo, eu tinha que ter as costas contra a bateria e trabalhar no chão para aquecer.. E o chuveiro. Bem, havia mais água vindo do lado de fora do que do meu banheiro. Assim eu tomei banho no chuveiro do Jarmo.. É assim como a vida em hotel pode ser...

De qualquer maneira, eu disse que vou lhes contar como comecou meu dezembro, assim vamos lá.

Claro, fim de ano é sempre é uma época realmente movimentada no rally. Especialmente agora quando as regras estão mudando e novos carros estão chegando, assim todo mundo está realmente ocupado com testes e normalmente há muitos eventos de patrocinadores antes do natal também. Eu iniciei meu dezembro com um teste em Portugal. Dois dias antes da data marcada, meu navegador me telefonou e disse que não poderia ir. Ele nunca tinha faltado um teste ou um rally antes, então isto foi uma surpresa, o que estava acontecendo. Desde de nossa espetacular capotada na Finlândia ele sentiu um pouco de dor no ombro, mas eu sempre pensei que com o tempo ele ia ficar ok. Assim ele fez todo o restante dos rallies com o ombro machucado e tomando os análgesicos necessários. Após a temporada, ele finalmente fez todos os exames e recebeu a notícia de que seria preciso uma cirurgia para curá-lo. Ok, o momento era bom. Pelo menos ele tinha tempo para se recuperá antes da temporada comecar novamente, mas eu ainda precisava de um navegador rapidamente para o teste.

Scott Martin, navegador de Matthew Wison estava livre e todo mundo conhece bem ele no time e vice versa, então felizmente ele estava disposto a fazer o teste. De qualquer forma, nós estavamos dirigindo a mesma estrada subindo e desceodn todo dia, então as notas não são tão importantes. Você conhece a estrada, mas com certeza as notas ajudam e é bom ter um cara no carro que é acostumado a estar no carro, que pode ler as notas, tomar o tempo e escrever todas as notas em um carro quando nós estamos fazendo mudancas nele. Assim nós precisamos das notas, mas obviamente Scott não pode falar finlandês então eu precisei fazer as notas em inglês. Isto não foi fácil mas parece que jogo Colin McRae rally o suficiente para ser capaz de fazer algum tipo de notas e Scott deu algumas boas dicas também que poderiamos usá-las.

Falando assim parece que jogar estes jogos ajudam a você se tornar um piloto de rally, afinal de contas no fim tudo funcionou muito bem e Scott é muito bom navegador, ajudou muito e todo teste foi realmente muito bem.

Então essa parte do dezembro foi bem, mas a viagem é uma história totalmente nova ... Primeiro de tudo, indo para qualquer lugar pelo aeroporto de Paris, normalmente acaba em desastre. Ou você perde seu vôo ou perdem a sua bagagem. Desta vez, porém, eu pensei, no caso, eu levo apenas o meu macacão comigo na bagagem de mão. Eu não perco minha bagagem, mas com certeza o meu vôo de Paris sai 40 minutos atrasado e perco meu vôo em Lisboa ... Como eu disse, Paris é cruel ... Todo tempo. Ok, não é realmente um grande drama. Havia um outro voo de Lisboa para Faro, mas só depois de seis horas de espera. Mais fácil e rápido seria conseguir um carro alugado e conduzir até lá então. Assim, depois de alguns passeios de ónibus para trás e para frente de terminal em terminal para saber mais sobre o meu vôo e caçar a minha bagagem, eu finalmente consegui um carro alugado, todas as minhas bagagens e peguei a estrada e fomos para Faro. Cerca de 250 km .. Tudo bem até agora.

E uma coisa, eu sempre fui a moda antiga e sempre usava mapas reais mais do que GPS. Eu só agora comprei um GPS e esta foi a hora certa para comecar usá-lo… O primeiro teste de Lisboa para Faro foi ok..

Então, como eu disse mais cedo o teste foi bem e chegou a hora de ir para casa. Normalmente eu odeio acordar cedo, eu precisava estar no Aeroporto de Faro 5 horas da manhã. Felizmente eu poderia ainda ter meu voo para casa de Faro, então eu não precisei dirigir todo o caminho de volta para Lisboa. Fui no ‘check in’, mas só poderia embarcar de Lisboa. Tudo bem, pensei. Basta apenas completar o resto da minha viagem até lá. Parti para Lisboa. Tudo a seu tempo. Fui diretamente para o portão de embarque, porque não tinha muito tempo, mas de qualquer maneira não tinha muita pressa. Eu disse para a garota na recepcão que eu precisava de um cartão de embarque. Ela disse “Não tenho isto aqui.” Eu pensei, bem obviamente não, mas normalmente eles podem te fazer um na porta de embarque. “Ehmm, sim acho que talvez nós poderemos fazer um para você. Você está com as etiquetas das bagagens?” Oh merda. Procurei em todos os meus bolsos e tudo…..Mas não as encontrei. Não tinha ideia de onde astinha perdido. Droga, eu pensei. Isto está meio complicado. Ela comecou com meu nome e para onde eu estava indo e tudo isto, porque de qualquer forma as minhas bagagens estavam a caminho de Helsique, assim talvez eles poderiam encontrá-las. Identificar quais eram as minhas. Eles encontraram minha bagagem, mas o sistema não as reconheceu... Assim finalmente eles apenas escreveram, após estar um pouco frustado, um número em um papel comum e disse “Aqui está seu número para identificar suas bagagens. Você recebe suas bagagens em Helsique.” Okay, obrigada. E meu cartão de embarque?? Oh querido. A mesma coisa. Eles escreveram para mim em um papel novamente, o meu número de voo e perguntou se eu preferia janela ou corredor. Janela por favor. E ela escreveu o número da minha cadeira no papel também. Entretanto ela não pode me dá o cartão de embarque de Amesterdã para Helsique. Mas ela foi gentil o bastante para escrever em outro papel de onde eu estava vindo e para onde eu estava tentando chegar.. Entrei no avião e dormi imediatamente.

“Senhoras e senhores. Vamos aterrisar em Amesterdã.” Foi a próxima coisa que ouvi. Eu posso dormir nos aviões e posso dizer lhes que a descida pareceu bastante agradável. Mas como vocês sabem, está realmente muito frio o inicio do inverno e está mais frio na Europa do que de costume. E mais neve também. Assim, o aeroporto de Amesterdã estava uma completa bagunca. Mas ainda assim eu realmente não entendo isto. Pode está -30 graus na Finlandia e meio metro de neve, e mesmo assim tudo funciona. Ok, eu sei que eles não estão preparados para condicões como esta, mas eles não estavan nem perto, de como pode ser na Finlandia. Foi menos de cinco minutos e já tinha neve o bastante para cobrir todo o chão de branco. E tudo virou uma bagunca. Eles não poderiam chegar até os aviões pelos tubos porque estava escorregadio demais e eles disseram que os aviões e carros de bagagens estavam deslizando em todos os lugares, assim havia um pouco de engarrafamento no aeroporto. Demorou cerca de uma hora para chegarmos ao portão .... Então, esta foi a minha primeira hora, esperei pelo avião. Eu tinha apenas uma hora, então, obviamente pensei, vou perder meu vôo de conexão para Helsinque. Felizmente, quando acabou todo o engarrafamento, o vôo já estava duas horas atrasado. Eu ainda tinha tempo de sobra para fazê-lo na hora certa. Fui até a mesa de transferência para obter um cartão de embarque no voo, com meus papéis escritos à mão . Disse para a garota, que eu poderia ter um pequeno desafio para ela. Mas para minha surpresa, ela olhou para os papéis, digitou meu nome e número da etiqueta de bagagem no sistema e disse que "não havia problema . Aqui está seu cartão de embarque e sua bagagem está indo para Helsinque". Bem, isso é bom. Eu precisava chegar à Finlândia mudar a minha bagagem, porque no dia seguinte eu estava indo para uma viagem com patrocinadores para a China. Mas tudo parece bom até agora ...

Era hora de ir. Estavamos embarcando no avião. Todo mundo entrou,eu sentei na minha cadeira e pensei em dormir um pouco. Novamente.. Eu ouvi o capitão dizendo que levaria cerca de 15 a 20 minutos para encontrar uma nova pista para decolar, mas com todos os problemas no aeroporto, eu não fiquei surpreso. Fechei meus olhos e tentei dormir. Eu ouvi alguns anúncio s enquanto tentava dormir, mas não prestei muita atenção nisso .. Então, de repente eu acordei. Verificado o meu relógio, eu já estava dormindo cerca de duas horas. E ainda estávamos no aeroporto de Amesterdã?? Que diabos? Parece que era muito difícil encontrar uma pista para decolar, afinal. A mesma história continuou por mais uma hora. E esta foi uma longa hora sentado no avião. No portão de embarque teria sido muito mais agradável sentar-se e esperar dentro do aeroporto. Mas, a melhor parte veio, quando sentado no avião agora por três horas, o capitão disse. "Infelizmente, as horas de direito legal da nossa tripulações estão se esgotando, por isso, neste momento, teremos que cancelar o vôo." De maneira nenhuma isso poderia ser verdade. Isso não pode estar acontecendo.

Certo o bastante que isto estava acontecendo. Oh cara. Eu realmente precisava chegar na Finlandia... Mas o que eu poderia fazer. Após o primeiro golpe, porém, eu estava mais rindo da minha sorte do que amaldicoando-a. Afinal tem sido um ano ruim, assim o que eu poderia esperar? Então, peguei minhas coisas e sai do avião com um grande ponto de interrogacão, qual seria a próxima. Todos mas todos os voos foram cancelados e enquanto estavamos as três horas presos no avião, toda a gente, parecia que meio milhão de pessoas já estavam esperando sua vez para desconbrir o que eles tinham que fazer em seguida. As filas eram enormes. Poderia levar horas até encontrar um voo para Finlandia. Eu sabia Georgina quem cuida de todas as minhas coisas com os patrocinadores, tinha viajado para para China um dia antes. Eu liguei para ela para explicar o que estava acontecendo. Isto não pareceu bom. Eu odeio filas. Eu tentei de tudo possivel para obter algumas respostas sem ter que enfrentar fila, mas não tive muita sorte com isto... Então pensei. Eu não posso simplesmente ficar esperando aqui, porque pode levar toda a noite. Eu conheco pessoas... pessoas que usam aviões particulares. Gostaria de saber se alguèm pode me ajudar com isto. Assim comecei a fazer chamadas no telefone e felizmente as pessoas foram úteis e descobri que seria possivel. Fantastico.. Voar para casa e sair desta bagunca.

Continua...

Fonte: Site Oficial do Mikko| Traducão: The Iceman Br Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário