10 de dezembro de 2010

"Ford não foi tão competitiva porque não evoluiu os carros desde 2009"

Num ano em que se esperava que Citroën e Ford lutassem taco a taco pelo Mundial, o construtor francês andou sempre um passo à frente e a culpa foi de 'um tal' Mr. Loeb. Mas não só. E será que veremos mais do mesmo em 2011? Aí está um bom ponto de partida para muitas das interrogações que assaltam os amantes do Mundial de Ralis e que o especialista Martin Holmes procura esclarecer. Perguntamos-lhe a opinião relativamente à falta de competitividade da Ford este ano?

"Falamos de World Rally Cars ou Super 2000? Em relação aos S2000, a Ford teve a vantagem de aderir à fórmula mais tarde que os opositores, o que é sempre uma vantagem, mesmo se significa que poderão ter perdido anos de sucesso. No que concerne aos World Rally Car, a Ford não terá sido tão competitiva porque não tirou partido da evolução dos seus carros desde 2009, o que não estava inicialmente previsto, enquanto a Citroen fez melhoramentos nos seus carros. A Ford apenas ganhou em três ocasiões em 2010: uma vez devido a uma tática mais eficaz (Suécia), outra quando Loeb saiu duas vezes de estrada (Nova Zelândia) e finalmente quando Loeb entrou em 'velocidade de cruzeiro' (Finlândia)."

*** Espero que este sacrificio tenha válido a pena, a Ford definitivamente não teve fólego para acompanhar os Citroens nesta temporada, a diferenca de desempenho chegou a ser gritante especialmente nos eventos de asfalto e na altitude do Rally do México. Latvala evoluiu muito como piloto nesta temporada, por outro lado Mikko teve um ano muito aquém das espectativas, será muito bom para Ford comecar o ano com um carro totalmente novo... quanto a diferenca de desempenho entre os dois concorrentes isto só poderemos avaliar depois de algumas etapas do WRC 2011, temporada esta que promete forte emocões. É esperar para ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário