29 de novembro de 2010

F1 2010 – Top 10 Crash.net

Depois do Top 10 Crash.Net do World Rally Champioship com 3 Flying Finns: Raikkonen na oitava posição, Mikko Hirvonen na sexta e Jari-Matti Latvala na quarta, hoje trazemos mais um Finn no Top 10, só que desta vez na Fórmula 1.

9º Heikki Kovalainen – Estátisticas:

Equipe: Lotus Racing
Carro: Lotus-Cosworth T127
Posição no Campeonato: 20º
Pontos: 0
Largadas: 18
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Podiums: 0
Voltas mais rápidas: 0
Melhor Resultado: 12º (Japão)

Ocupando a posição de número nove no nosso Top entre os pilotos de F1 2010 está um homem que não conseguiu impressionar no ano passado em um dos acentos mais cobiçado do grid, mas brilhou 12 meses pela récem chegada Lotus – Heikki Kovalainen.

Na posiçãp de número nove no nosso top 10 dos pilotos de F1 2010 está o homem que não conseguiu impressionar no último ano em um dos acentos mais cobiçados do grid, mas brilhou 12 meses na récem chegada Lotus – Heikki Kovalainen.

Pode parecer estranha um piloto que não marcou pontos e não conseguiu largar no top 10, ocupando a posição de número 9 na nossa contagem regressiva das estrelas da F1 2010, mas que só serve para prestar testemunho do excelente trabalho que Heikki Kovalainen fez neste ano pela récem chegada Lotus Racing.

Tendo competido no Campeonato Mundial nos dois últimos anos na McLaren-Mercedes, que deve ter sido bastante dificil para Kovalainen se juntar a um time que nunca havia competido na F1 antes dos testes de inverno, mas do início ao fim, sua atitude foi exemplar.

Não pode ter sido fácil ir quase que dia noite para o dia sair da batalha pela pole position e pódios para saber que mesmo em um dia excepcionalmente bom, as chances de ir além da fase inicial Q1 de qualificação eram pequenas ao extremo -, mas Heikki calmamente pegou o trabalho sem se queixar, e fez o seu melhor em cada ocasião.

Nas condições incostantes e imprevisíveis de Sepang, o finlandês garantiu o 15º lugar no grid - e em Spa-Francorchamps pouco menos de cinco meses depois, um excelente 13º. Em oito ocasiões, ele superou seu companheiro de equipe Jarno Trulli, e alinhou na 'pole position' entre as novas equipes nada menos que em seis grandes prêmios.

Este foi o ritmo de corrida de Kovalainen, no entanto, isto é verdadeiramente impressionante, pois ele sempre conseguiu levar a melhor sobre Trulli nas tardes de domingo, e seu décimo segundo lugar em Suzuka e 13 em Melbourne, foram fundamentais para o cálculo final para garantir Lotus no cobiçado décimo lugar na classificação de construtores.

Muito apreciado por sua equipe por sua natureza afável e forte determinação , aos 29 anos de idade permaneceu dedicado à operação anglo-malaio em face de aberturas de seu antigo chefe da Renault, e com o futuro olhando consideravelmente mais brilhante para os meninos de Tony Fernandes em 2011, ele só poderia estar colhendo os frutos daquilo que semeou. Sua reputação poderia ter ficado manchada na sequência de duas temporadas desmoralizante ao lado de Lewis Hamilton, mas agora pode ser considerado reconstruído. A reabilitação de Heikki Kovalainen está completa.

Fonte & Créditos: Crash.net / Tradução: The Iceman Br Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário