27 de agosto de 2010

RANKING MUNDIAL - Conheça o Ranking Mundial de Rally

Quem é o melhor tenista da atualidade? Rafael Nadal. Diria o ranking da ATP (Associação dos tenistas profissionais). E a melhor seleção de futebol? Espanha. Diria o ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol).

irda.gifAté agora não existia um ranking mundial para os rallys, e a IRDA (Associação Internacional dos Pilotos de Rallys) promove o Ranking Mundial de Rally que é calculado por sistema de pontos, baseados em sua importância, a dificuldade e os resultados obtidos pelos pilotos e navegadores nas provas ao redor do mundo supervisionadas pela FIA.

O piloto de qualquer país poderá medir seu valor, o valor das suas vitórias e seus resultados reconhecidos, algo que as classificações atuais não permitem, pois seguem classificações de campeonatos individuais, sem um valor mundial.

Além do ranking geral dos pilotos há também um para navegadores, assim como parciais (por país, carro, fábrica, categoria e superfície).

O Raking Mundial de Rally, assim como os rankings de outros esportes, é baseado em um sistema de computação que atribui uma pontuação base, dependendo da classificação geral obtida, e corrigida através de um sistema de coeficientes que reflete sua relevância, a dificuldade e a quilometragem do rally, e a importância do resultado: O primeiro fator é validade do rally, ex. uma etapa do WRC tem coeficiente 15, uma etapa do Campeonato do Oriente Médio tem coeficiente 8.

Todos os resultados desde janeiro de 2010 até agora de todos os pilotos e navegadores participantes de provas do calendário FIA já estão inclusas no banco de dados da IRDA.

Fonte: Mundo Rally

Nenhum comentário:

Postar um comentário