4 de agosto de 2010

Jari-Matti Latvala: "Um dos grandes momentos de qualquer piloto é vencer o Rali da Finlândia"

Autosport.pt - Jari-Matti Latvala alcançou na Finlândia a quarta vitória na sua carreira, tornando-se no mais jovem vencedor de sempre na prova do seu país Natal, 'título' que junta ao mais jovem vencedor de sempre de uma prova do WRC. Há muito que Latvala promete, mas no seu currículo contam-se também 19 desistências em 87 ralis, algumas delas da pior forma possível, e se ainda por cá anda a vencer e a dar espetáculo pode agradecê-lo à boa construção dos Focus WRC por parte dos homens da Ford.

De qualquer forma, o momento agora é de festa: "Eu não pensava em ganhar o rali, pois o meu objetivo era o pódio. As coisas começaram a correr bem na sexta-feira, e nesse momento pensei ter uma boa possibilidade de vencer. Mas eu sabia que tinha de ser perfeito. Agora posso dizer que é uma sensação incrível vencer em casa. É inacreditável. Não há palavras para descrevê-lo! O Sébastien Loeb tem batido todos os recordes, pelo menos o mais novo vencedor do WRC e agora aqui na Finlândia deixou para mim! "

Como compara esta vitória às outras que conseguiu?

"Um dos grandes momentos de um piloto é vencer o Rali da Finlândia. É difícil comparar com a vitória na Nova Zelândia, que penso ser a segunda melhor vitória da minha carreira. "

Após a desistência do Mikko, sentiste pressão para vencer?

"Eu comecei com um bom ritmo, mas no salto de Urria magoei-me nas costas. Inicialmente o Mikko estava a 'voar', mas quando ele desistiu fiquei triste. Falei com Mikka no carro e a partir daí pensei apenas no nosso trabalho. Eu sabia que passávamos a ter só um carro na equipa, mas as coisas começaram a correr bem embora não sentisse que podia vencer o rali."

Correste muitos riscos?

"O pilotos da Citroen forçaram bastante, mas senti que era capaz de andar forte. Foi um jogo do gato e do rato. Ataquei no terceiro troço do segundo dia e isso foi fundamental. Eles reagiram bem, e tornaram-me as coisas difíceis mas na parte da tarde fui capaz de ganhar tempo. Sinceramente tenho grande respeito com o que o Ogier fez aqui na Finlândia pois foram capazes de andar muito depressa..."

Esta é a quarta vitória de sua carreira no WRC, o que coloca você à frente do seu herói Henri Toivonen. Como te sentes com isso?
"É algo especial. Henri venceu o Rali RAC duas vezes e uma vez o Monte Carlo. Ele era um piloto extremamente rápido, mas também alguém que cometia alguns erros na sua carreira. Os tempos mudaram muito desde a década de 1980. É bom ter batido o seu recorde."

Quando achaste ser possível vencer este rali?

"No segundo dia sabia que o Ogier ia dar tudo por tudo e estava um pouco nervoso na partida, mas quando vi o primeiro resultado do primeiro crono onde fiquei com uma vantagem de 11 segundos pensei que poderia vencer. E assim foi!", concluiu Jari-Matti Latvala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário