28 de julho de 2010

O espetacular Rali da Finlândia

Aí está o mais esperado rali do ano para a generalidade dos adeptos do WRC! Um rali absolutamente fantástico que este ano tem a particularidade de durar apenas dois dias, sendo portanto, mais do que nunca, um rali sprint.

A equipa oficial da Ford tem na Finlândia a última oportunidade de bater a Citroen mas a verdade é que Sébastien Loeb e os seus acólitos não estão muito para aí virados.

Acredita-se que o vencedor deverá sair do lote Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala, Peter Solberg e Sébastien Loeb, não necessariamente por esta ordem. Segundo Ari Vatanen, só o francês se consegue imiscuir no restrito lote de pilotos não nórdicos que já conseguiram vencer o Rali da Finlândia "porque tem um bisavô finlandês", gracejou.

D. Sebastião II no trono oficial

Sébastien Loeb terá pela primeira vez Sébastien Ogier como companheiro de equipa e no último rali de terra (Portugal) foi mesmo batido por ele, embora na Finlândia a experiência seja um posto e aí, Loeb tem clara vantagem sobre Ogier. Por outro, no entanto, esta será a última oportunidade para a Ford mostrar que ainda tem uma palavra a dizer no campeonato deste ano.

Mikko Hirvonen ganhou o ano passado e poderá ter no fator 'casa' a última oportunidade para devolver à sua equipa a motivação que tem faltado nos últimos ralis. Jari-Matti Latvala é também um peão importante neste xadrez já que a sua rapidez promete fazer estragos na classificação senão for ele próprio a fazer estragos no Focus!

Sordo 'despromovido'

Pela primeira vez, Sordo descerá de 'divisão' passando a guiar um C4 de 2008 comandando as lides da equipa CJT e terá que se esforçar para acompanhar os C4 de Petter Solberg, desesperadamente à procura do regresso às vitórias, e de Ogier, já que para bater Kimi Raikkonen deverá ter ritmo que chegue e sobre. A prova finlandesa marca também o regresso de Henning Solberg ao Focus WRC da Stobart, ele que ficou maravailhado com o Fiesta S2000 ao ponto de já dizer que para o ano acompanha os homens da Citroen: "O Fiesta é espetacular, parece um kart."

WRC e PWRC sem portugueses

SWRC e PWRC são outras das atrações previstas. No primeiro caso, a ausência do líder Xavi Pons (e também de Bernardo Sousa) dará mais margem de manobra para pilotos como Ketomaa, Prokop, Sandell, Kosciuzsko, Al-Attiyah, Touhino (todos em Fiesta S2000) e Andersson (Fabia S2000) recuperarem terreno, sem esquecer que Haninnen (como convidado) também é favorito. No que toca ao PWRC, só Patrick Flodin (Subaru) poderá roubar a liderança do campeonato a Armindo Araújo que primará pela ausência. Com a ausência de Armindo Araújo e Bernardo Sousa, Nuno Barroso Pereira e Pedro Conde serão os únicos portugueses presentes no Rali da Finlândia. (ler em separado). [Autosport]

Nenhum comentário:

Postar um comentário