5 de maio de 2010

WRC - 4ª vitória consecutiva de Loeb poderá definir o rumo do Mundial

O francês Sebastien Loeb (Citroen) chega à Nova Zelândia, quinta etapa do Mundial, atrás de sua quarta vitória consecutiva. Se ele conseguir este feito e devido a irregularidade de seus rivais poderia dar quase um ponto final no campeonato.

Já não há mais espaço para falhas dos finlandeses Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala (ambos da equipe oficial Ford), se o primeiro optar em inquietar o francês terá que ficar a frente dele e começar a diminuir a diferença de pontos.

A etapa volta ao Mundial, dois anos depois e faz isso com uma programação semelhante à do resto da temporada. Sua situação e as dificuldades para o translado faziam com que muitos pilotos privados desistissem de sua tentativa de chegar a Auckland, mas este ano, as enormes possibilidades de somar uma boa quantidade de pontos e um bom resultado fez com que alguns pilotos repensassem e participassem do rally.

Loeb não quer os apuros do ano passado, onde ganhou o título por apenas um ponto, agora ele quer uma boa margem de pontos que lhe permita certa tranquilidade nas próximas etapas.

Além de sua regularidade, três vitórias em quatro etapas, e a falta de consistência de seus rivais o levaram a conseguir uma vantagem de 40 pontos sobre o norueguês Petter Solberg (Citroen) e mais um sobre Hirvonen.

Assim, uma nova vitória, e um novo mal resultado dos pilotos da Ford, poderá sentenciar o título, não matematicamente, mas sim psicologicamente, dado que reduzir tanta vantagem diante de um Hexacampeão Mundial com recorde de vitória e com poucas falhas em sua pilotagem pode ser um grande problema para as pretensões de qualquer rival.


Os pilotos da Ford buscarão a vitória. Hirvonen não está tendo este ano a regularidade de outras temporadas. Mas, sabe conservar a posição e deixar de arriscar quando já não é necessário, este ano ele está tendo muitas falhas.

loeb_shaledown.jpegAlém disso, o desenvolvimento da marca está focado nos futuros Fiesta S-WRC deixando de lado o Focus, o que acaba deixando o rendimento do carro da Ford diante do C4 WRC bem inferior.

Quanto ao espanhol Dani Sordo (Citroen), ele chega com a pressão de não ter subido ainda no pódio, e com algumas atuações que não estão a altura. Na última etapa abandonou no último dia quando tinha diante de si a possibilidade de conseguir uma dobradinha para a Citroen.

A grande ausência no grid será do finlandês Kimi Raikkonen (Citroen). Esta etapa não estava em seu programa para a temporada e mesmo com a sua grande evolução, ele não estará em Auckland.

A etapa da Nova Zelândia muda sua sede este ano. Se nas últimas edições esteve em Hamilton agora passa para a capital do país. OS trechos serão rápidos, amplos e com uma superfície em alguns trechos similar ao asfalto.

No total serão 1.493,47 km dos quais 399.32 serão repartidos em 21 especiais. A competição começará na sexta-feira com 556.72 km dos quais 159,72 serão de especiais divididos em 9 trechos. O sábado terá 508,26 quilômetros, sendo 157,90 divididos em oito especiais terminará no domingo com o dia mais curto com 428,49 km dos quais 81.70 serão de especiais.

Créditos: Mundo Rally

Nenhum comentário:

Postar um comentário