1 de abril de 2010

WRC | LATVALA FOI O ÚNICO A QUERER ANDAR NA FRENTE

Fórmula Rali - Dia 1 do Rali da Jordânia. As posições que os pilotos ocupam ao fim do dia não reflectem as respectivas capacidades e as das suas máquinas. As tácticas ditaram, de certa forma, a tradicional mentira de 1 de Abril…

Vários pilotos o confirmaram no final da etapa de hoje: o que interessava era conseguir uma boa posição à partida para a etapa de amanhã. Tirando a liderança clara de Latvala, tudo o resto foi resultado da táctica. Vejamos:

- Ogier foi mandado para segundo para que Loeb pudesse partir um lugar mais atrás.

- O campeão do mundo perdeu o tempo que considerou necessário (30,2 s, pouco mais que no final da primeira etapa do México onde cedeu 27,4 segundos).

- Petter Solberg abrandou na última especial para passar para quarto depois de ter andado todo o dia a pisar os calcanhares de Latvala, mostrando assim que pelo menos ele não recebe ordens de Quesnel…

- Hirvonen fez marcação cerrada a Loeb, terminando a pouco mais de 10 segundos do francês.

- Sordo foi mandado para trás de Hirvonen para que este não tivesse mais um carro na sua frente a limpar a estrada…

Depois, temos aqueles que dificilmente terão uma palavra a dizer no que diz respeito aos lugares cimeiros do rali. O melhor deste grupo de pilotos foi Henning Solberg que já dispõe de uma vantagem superior a 40 segundos sobre Matthew Wilson. Bastante mais atrás seguem Frederico Villagra e Kimi Raikkonen.

Apesar de amanhã ser o primeiro na estrada, Latvala mostra-se confiante e conta como lhe correu o dia de hoje. “Há muito que não liderava um rali. Senti confiança no carro que estava com um set-up perfeito depois dos testes de preparação para o rali. Amanhã será difícil ser o primeiro na estrada mas hoje o primeiro não perdeu muito tempo e por isso não estou preocupado. Vou andar a fundo e quem quiser que me apanhe!” Sobre as tácticas, Latvala revelou que “a estratégia da equipa passa por ajudar o Mikko. Sendo o primeiro na estrada posso ajudar a limpar os troços e pode ser que ele beneficie com isso. Caso a estrada não fique muito mais rápida após a passagem dos primeiros, então veremos se consigo manter a liderança.”

Quanto a Loeb, o Francês referiu ter tido “um dia difícil porque nunca se sabe o tempo que se vai perder quando se é o primeiro. Os troços estavam muito traiçoeiros com zonas estreitas ladeadas por pedras enormes e por isso estou contente com a terceira posição.

Solberg, pelo seu lado, manifestou-se satisfeito pela posição que ocupa: “Estou onde queria estar. Cheguei a pensar perder mais 10 segundos mas teria sido tempo a mais…”

Hirvonen também se mostra satisfeito com a posição que ocupa e declara-se “pronto para uma grande batalha” para de seguida acrescentar que “o Jari-Matti esteve soberbo e tivemos ambos um dia muito bom”. Concretizando um pouco mais sobre a sua etapa de hoje, Hirvonen recordou que fez um pião e deixou o carro ir abaixo duas vezes quando tentava retomar o andamento. “Entrei demasiado depressa num gancho e não consegui evitar um meio pião. As estradas são técnicas e difíceis ladeadas por pedras grandes que esperam por aquele que cometer um pequeno erro. À sua maneira, o rali da Jordânia é um dos maiores desafios do campeonato.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário