10 de abril de 2010

Kalle Rovanpera: Filho de peixe, peixinho é

O The Flying Finns apresenta-lhes Kalle Rovanpera, filho do antigo piloto de ralis Harri Rovanpera.
Vamos dá uma conferida nos feitos do pai no mundo dos rallis:
Harri "Rovis" Rovanperä (Jyväskylä, 1966) é um ex-piloto finlandês de ralis, competiu no Campeonato Mundial de Rali (WRC). Como muitos outros pilotos finlandeses, era um especialista em pisos de terra.
Em 1995, ganhou o Campeonato nacional de Grupo A, ao volante de um Opel Astra. Depois de alguns bons resultados obtidos, foi contratado pela SEAT, o qual ajudou a ganhar o título da Fórmula 2. Na temporada de 2001 e já no WRC, a marca francesa da Peugeot acabou por contratá-lo. Conduzindo um 206 WRC, conseguiu a sua primeira e única vitória num rallie do WRC no Rali da Suécia.
No mesmo ano, acabou na 5ª posição final do campeonato com apenas 8 pontos de atraso do vencedor, Richard Burns, apesar de ter abandonado em dois rallies. Competiu igualmente na Corrida dos Campeões, e por ter ganho no evento individual e em casa o Henri Toivonen Memorial Trophy, mereceu ser intitulado de "Campeão dos Campeões".
Rovanperä tem um total de 15 podiums na sua carreira de WRC. Competiu em equipas como a Škoda, e na equipa nipónica da Mitsubishi, tendo deixado o WRC na temporada de 2006.
Em 2007 Rovanperä, participa no campeonato finlandês SRC de Rallycross, ao volante de um Ford Focus, pela Team Aviator Racing [wikipédia].


Kalle com apenas oito anos já faz o que você pode ver no vídeo. Tendo em conta que o filho de Carlos Sainz enveredou pelas pistas e a filha de Loeb ainda só faz três anos...será que está aqui um futuro campeão [Autosport.pt].

Nenhum comentário:

Postar um comentário