3 de abril de 2010

Com polêmica, Loeb vence Rali da Jordânia; Kimi marca os primeiros pontos

Esporte Uol - Sebastien Loeb venceu neste sábado o Rali da Jordânia e ampliou sua vantagem na liderança da competição após a terceira etapa do Mundial de rali de 2010. Com o triunfo, o francês soma 68 pontos, contra 43 do finlandês Jarí-Matti Latvala, segundo colocado no Oriente Médio.

No entanto, a 56ª vitória da carreira de Loeb foi marcada pelas estratégias polêmicas da Citröen e da Ford. Em um rali de terra, como o da Jordânia, os pilotos que largam na frente são prejudicados pela poeira e o cascalho no solo, e acabam “arrumando” a pista para os adversários que vêm atrás.

Por isso, as equipes usaram táticas para resolver o problema. Mikko Hirvonen, que tinha batido na sexta e já não lutava pela vitória, foi instruído pela Ford a fazer o check in para a primeira especial do dia antes da hora, para largar a frente de seu companheiro de equipe, Latvala, apesar de receber uma punição.

A Citröen, então, fez Sebastien Ogier, segundo colocado, também fazer o check in antecipado, o que lhe rendeu uma penalização de oito minutos, mas garantiu que o piloto da Citröen Junior largasse a frente de Loeb. A ordem de saída então ficou assim: Ogier, Loeb, Hirvonen e Latvala.

Com Ogier a sua frente, Loeb evitou as piores condições da pista e garantiu a vitória com um grande desempenho, vencendo a maioria das especiais deste sábado, mesmo sendo o segundo a enfrentar a poeira da Jordânia. Latvala foi o segundo, 35s8 atrás do hexacampeão. O norueguês Petter Solberg foi o terceiro.

Kimi Räikkönen, por sua vez, conseguiu a oitava colocação na Jordânia e marcou seus primeiros pontos no campeonato após trocar a Fórmula 1 pelo Mundial de rali. O finlandês campeão mundial de F-1 de 2007 somou quatro pontos, e está em 12º na tabela de classificação.

Confira os 10 primeiros no Rali da Jordânia:
1. Sebastien Loeb (Citröen), 3h51min35s9
2. Jari-Matti Latvala (Ford), a 35s8
3. Petter Solberg (Citröen), a 1min11s8
4. Dani Sordo (Citröen), a 1min49s3
5. Matthew Wilson (Ford), a 8min24s3
6. Sebastien Ogier (Citröen), a 10min26s4
7. Federico Villagra (Ford), a 11min28s0
8. Kimi Raikkonen (Citröen), a 12min31s0
9. Henning Solberg (Ford), a 14min08s6
10. Xevi Pons (Ford), a 18min33s9

Nenhum comentário:

Postar um comentário