23 de março de 2010

Corrida dos Campeões em Homenagem a Henri Toivonen

Para quem não conhece este Flying Finn, segue abaixo um resuminho dos feitos espetaculares e históricos alcançados, por ele nas trilhas de rally.

Henri Toivonen (25 de agosto de 1956 — 2 de maio de 1986) foi um piloto de rali nascido em Jyväskylä, na Finlândia. O seu pai, Pauli Toivonen foi Campeão Europeu de Ralis 1968 tendo ganho provas como o Monte-Carlo, 1000 Lagos ou Acrópole. Henri Toivonen aprendeu a conduzir aos 5 anos e apesar das suas ligações aos ralis, iniciou a carreira nos karts. Conseguiu alguns títulos mas a sua paixão eram os ralis e por isso dedicou-se a eles a tempo inteiro mais tarde. O seu kart foi vendido aos pais de um rapaz de 6 anos chamado Mika Häkkinen, que curisosamente se viria a sagrar Campeão Mundial de F1 por duas vezes. Toivonen estreou-se no WRC com 19 anos, na prova do seu país onde viria a desistir ao volante de um Simca Rallye 2, tendo a seu lado Antero Lindquist. Ele era um dos mais espectaculares pilotos de todo o mundo e deu um passo em frente na sua carreira quando entrou para a Talbot, mas à experiência. O seu problema era o estilo de condução demasiado exuberante que fazia com que os muitos acidentes não deixassem aparecer os resultados representativos do seu ritmo em prova e que fizeram com que trocasse de navegador por várias vezes. Numa altura em que ninguém esperava um Toivonen capaz de ganhar o RAC, eis que o rapaz de apenas 24 anos e 86 dias vence o rali com 4 minutos de avanço sobre Hannu Mikkola. Toivonen tornava-se assim o mais jovem piloto de sempre a vencer um rali do WRC, um recorde que só viria a ser batido em 2008 por Jari-Matti Latvala. Continue lendo o texto Aqui

Agora que vocês já estão ligados na histórica tragetória automobilística, do fantástico piloto finlandês Henri Toivonen, vamos ao quer interessa.

Será realizada em Helsique capital da Finlandia, nos dias 7 e 8 de agosto deste ano, A Corrida dos Campeões, competição em homenagem a Henri Toivonen.

Para os amantes do motorsport e em especial dos Flying Finns, está será uma oportunidade única, onde você terá a chance de ver em um só lugar nomes como: Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala os dois principais pilotos finlandeses na atualidade no WRC, O tetracampeão mundial Tommi Mäkinen, Mika Kallio, piloto da Pramac Racing da Moto GP e da piloto finlandesa Emma Kimilainen.

Além dos Flying Finns a competição também contará com a presença dos brothers do WRC, Peter e Henning Solberg, do sueco Patrik Sandell e do piloto da Citroën Junior Team, Sebastien Ogier ( agora nos resta torcer para que o Kimi acompanhe o Ogier ).

Além destes nomes, outros pilotos confirmaram presença no evento. Segue a lista abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário