4 de novembro de 2009

ROC 'Race of Champions 2009

Fonte: Grande Prêmio
A final de 2007 da Corrida dos Campeões se repetiu em 2009. E como há dois anos, Mattias Ekström superou Michael Schumacher na final e conquistou o tricampeonato da competição – o sueco já havia levado o título também em 2006 –, que foi realizada no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, nesta quarta-feira (4).
A edição da CdC deste ano teve um regulamento diferente, com uma fase de grupos envolvendo os 16 pilotos participantes antes das disputas eliminatórias.
No grupo A, Jenson Button, o campeão mundial da F1 desta temporada, foi o destaque, vencendo seus três duelos. Com dois triunfos, Tom Kristensen eliminou Tanner Foust e Guerlain Chicherit. Ekstrom saiu invicto e como líder do grupo B, na frente de Andy Priaulx, o outro classificado. Michael Doohan e Travis Pastrana não passaram da primeira fase. Sebastian Vettel bateu todos os seus adversários no grupo C. A segunda posição acabou com Mikko Hirvonen, que desclassificou Chad Reed e Giniel de Villiers.
As duas últimas vagas para as quartas-de-final saíram do grupo da morte, o D, que tinha Schumacher, David Coulthard, Marcus Gronholm e Yvan Muller. Schumi fez valer seu favoritismo e ganhou todas as suas corridas. O segundo lugar foi decidido por Coulthard e Muller, com vantagem para o escocês. Gronholm terminou em último, com três derrotas.
Os confrontos da quartas colocaram frente a frente Button e Priaulx; Ekstrom e Kristensen; Vettel e Coulthard; Schumacher e Hirvonen.
No caso dos duelos de Jenson e Michael, os pilotos da F1 levaram a melhor. Já na batalha entre Sebastian e David, que trazia o passado e o presente da Red Bull na principal categoria do automobilismo mundial, a vitória ficou com o germânico.
Com três pilotos da F1, Ekstrom e Kristensen teriam a responsabilidade de representar o DTM na continuação da Corrida dos Campeões. Com a experiência de quem já havia faturado dois títulos do evento, Mattias seguiu adiante.
A expectativa era de uma final dos sonhos, com Button enfrentando o heptacampeão mundial da F1 ou o atual vice-campeão da categoria, que significaria uma reedição da batalha vista esse ano no Mundial de Pilotos. Só esqueceram de combinar com o sueco, bicampeão do DTM, que superou o britânico na semifinal e garantiu um lugar na final.
Na outra semi, os companheiros tricampeões da Copa das Nações viraram adversários. Vettel e Schumacher fizeram uma corrida bastante acirrada, mas o fim trouxe um anticlímax, com o acidente do jovem alemão nos instantes finais. Sem dificuldades, Schumi classificou-se para a decisão da competição na China.
Michael teria a oportunidade de ter uma revanche e se vingar da derrota sofrida para Ekström na final de 2007. Se vencesse, conquistaria seu primeiro título da CdC. Ao contrário das quartas e das semifinais, a disputa aconteceria em melhor de três.
Na primeira prova, Schumacher deu a crer que chegaria na frente de Mattias, mas o germânico não contava com um sprint final do nórdico, que reagiu e ganhou. Michael teria de vencer as outras duas baterias, mas não foi páreo na segunda.
Ekström dominou a corrida seguinte e confirmou a freguesia de Schumacher nos duelos entre os dois pilotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário