7 de novembro de 2009

Ari Vatanen " A velha guarda ainda está no poder"

Planet F1 - Sexta-feira 6 de novembro de 2009/Tradução: Icegirls Brasil Team
O candidato a presidência da FIA derotado, Ari Vatanen disse que a Renault estaria no "direito de sair" da Fórmula Um, dada a história recente polêmica do esporte.
Na quarta-feira, poucas horas depois de a Toyota ter anunciado a sua retirada do esporte,a Renault realizou uma assembléia geral extraordinária para debater o seu futuro na Fórmula 1.
A reunião não resultou em um compromisso absoluto com a F1, do presidente-executivo da equipe Carlos Ghosn, porém ele prometeu "fazer um anúncio sobre a nossa participação na Fórmula 1 antes do final do ano."
Caso a Renault venha mesmo a abandonar o esporte, eles se juntariam nomes de grandes fabricantes como: Honda, BMW, Toyota e Bridgestone, os quais deixaram o esporte nos últimos 12 meses.
Tanto a Honda como a Toyota citaram "realidades económicas" como a razão para a sua retirada, no entanto, o ex-Campeão Mundial de Ralis Vatanen acredita que a causa real são aqueles que têm regido o desporto nos últimos anos, acrescentando que sob o reinado do novo presidente Jean Todt a "velha guarda ainda estão no poder ".
"Se você analisar que a Renault está certa, eles são uma corporação internacional sério e não loonies como Max Mosley os chamou, eles estão apenas muito desiludido com a governação da Fórmula Um", disse o finladês de 57 anos à CNN.
"(Renault) ficaria no Campeonato da FIA se o esporte fosse conhecido por notícias positivas e se fosse um bom caminho para o marketing e promoção -, mas a Fórmula Um é conhecido apenas por conflitos, crises e processos judiciais recentemente, e as grandes empresas não podem pagar isto.
"Temos que perceber que a realidade econômica não tem nada a ver com a crise. As grandes empresas sempre olhar para o marketing e promoção, mesmo quando os tempos são difíceis, mas só se for de uma forma sensata.
Estou triste em dizer que a velha guarda ainda estão no poder da FIA, mas as equipes estão começando a votar com os seus pés. "
Vatanen, no entanto, não é o único que acredita que o reinado de Max Mosley fez mais danos do que benefícios, a Ferrari lançou sua própria declaração no início desta semana acusando o ex-presidente.
"A realidade é que esta deserção gradual da F1, tem mais a ver com uma guerra travada contra os grandes fabricantes de automóveis por aqueles que dirigiram a Fórmula 1 ao longo dos últimos anos, do que o resultado de qualquer crise econômica", disse a Scuderia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário