22 de novembro de 2009

56º Grande Prêmio de Macau: Mortara vence, Bottas é 5º e Mäki 8º

Fonte: macau.grandprix
Edoardo Mortara conquistou uma vitória firme no Grande Prémio de Fórmula 3, no Domingo, depois de triunfar o longo duelo com o companheiro de equipa Jean-Karl Vernay (Signature).
O italiano partiu da terceira posição da grelha, mas um bom começo permitiu-lhe passar para o primeiro lugar, ultrapssando Marcus Ericsson e o homem da pole Vernay, na corrida para o Lisboa.
A corrida foi interrompida por alguns momentos, no entanto, enquanto a pista estava bloqueada depois de uma múltipla colisão causada pelo piloto Daniel Ricciardo, ao embater na parede nas Esses da Solitude e depois bloqueado por vários carros. Quando a corrida foi retomada, Mortara conseguiu caminho aberto, mas a vantagem não foi suficiente para prevenir que Vernay aproveitá-se o seu cone de sucção e conseguisse ultrapassá-lo no Lisboa.
A partir daí, a dupla da Signature começou uma luta cerrada pela liderança – parecia que Vernay tinha feito tudo já que Mortara não se conseguia aproximar nas últimas curvas da volta e aproveitar o cone de sucção na recta principal. No entanto, ao sair da Curva Melco, na 11ª volta, Vernay cometeu um erro, que permitiu Mortara aproximar-se e alcançar a liderança a caminho do Lisboa na volta 12.
A partir daí, Mortar foi capaz de avançar e agarrar a vitória, no mesmo dia que outro italiano, Gabriele Tarquini, se tornou no Campeão do Mundo de Carros de Turismo da FIA. “É fantástico,” disse um Mortara encantado.
“Passam tantas coisas pela minha cabeça que não sei por onde começar. Sinto-me muito emocionado. Depois de uma temporada tão difícil, este ano, é inacreditável. Estou orgulhoso pela vitória.” O britânico, Sam Bird terminou a prova na terceira posição, conseguindo passar o grupo desde do sétimo lugar da grelha. Estava na quinta posição nos primeiros tempos da corrida, mas roubou o quarto lugar a Ericsson na volta 12.
E depois conseguiu subir mais um lugar na volta final, quando Valtteri Bottas, o terceiro, desacelarou devido a problemas com a direcção. Ericsson terminou a prova na quarta posição e Bottas na quinta.

1 - Edoardo Mortara (Dallara-Volkswagen) - Signature - 15 giri 53'07"769
2 - Jean Karl Vernay (Dallara-Volkswagen) - Signature - 1"146
3 - Sam Bird (Dallara-Mercedes) - ART - 10"982
4 - Marcus Ericsson (Dallara-Toyota) - Tom's - 14"988
5 - Valtteri Bottas (Dallara-Mercedes) - ART - 19"188
6 - Takuto Iguchi (Dallara-Toyota) - Tom's - 21"406
7 - Renger Van der Zande (Dallara-Mercedes) - Raikkonen - 22"059
8 - Mika Maki (Dallara-Volkswagen) - Hitech - 29"005
9 - Yuji Kunimoto (Dallara-Toyota) - Now Motorsports - 33"348
10 - Jules Bianchi (Dallara-Mercedes) - ART - 35"761
11 - Victor Garcia (Dallara-Mercedes) - Fortec - 46"923
12 - Carlos Huertas (Dallara-Mercedes) - Manor - 47"111
13 - Laurens Vanthoor (Dallara-Volkswagen) - Signature - 48"036
14 - Koki Saga (Dallara-Toyota) - Le Beausset - 54"965
15 - Stef Dusseldorp (Dallara-Volkswagen) - Kolles&Heinz - 1'05"637

Nenhum comentário:

Postar um comentário