22 de outubro de 2009

WRC: Conselho Mundial da FIA ratificou decisões

Depois de alguns meses de discussões, o Conselho Mundial da FIA ratificou hoje algumas decisões, com início já em 2010:
1) Não haverá distância mínima ou máxima para as especiais.
2) Existirá um máximo de 80 km de especiais entre parques de assistência.
3) A distância máxima de uma prova do WRC passará a ser entre 300 e 500 quilómetros.
4) Durante o rali deverá existir somente um parque de assistência principal. Os organizadores podem no entanto apresentar à FIA razões promocionais para a deslocação do PA durante o rali.
5) Todos os carros, incluindo WRC são elegíveis para o Campeonato de Construtores.
6) Construtores registados (antes conhecidos como M1) deverão participar com dois WRC em cada uma das provas do calendário com carros homologados em 2009.
7) As equipas antes denominadas M2, devem participar pelo menos em oito provas, incluindo uma fora da Comunidade Europeia e da Turquia, com um ou dois carros de uma das classes participantes. Podem participar com um ou dois carros homologados antes de 2009.
8) Actividades promocionais podem ser agendadas durante os dias dos reconhecimentos, e as actividades podem envolver a presença obrigatória de pilotos e equipas. As equipas irão participar em sessões de autógrafos no parque de assistência a meio do dia.
9) Os organizadores serão encorajados a tornar as verificações técnicas uma forma de entretenimento para o público e uma oportunidade para os media.
10) Os parques de assistência devem ser redesenhados de forma a permitirem o acesso dos espectadores por trás das áreas de assistência. Isto permitirá aos espectadores ficarem mais perto da acção.
11) Numa acção sujeita a níveis de segurança aceitáveis, serão permitidas especiais nocturnas, mas não devem forma todo o itinerário de um dia de rali.
12) O Shakedown poderá ter lugar numa especial do rali (a exemplo do que sucedeu na Catalunha)
13) O atraso máximo entre dois controlos passa de 15 para 30 minutos. Contudo, o atraso máximo máximo durante um dia de rali mantém-se nos 30 minutos.
14) Os carros que foram certificados pela autoridades nacionais e que forem baseados para entrar no WRC, devem ser permitidos e identificados nas classificações Nacionais.
15) As inscrições das provas do WRC serão encerradas quatro semanas antes dos eventos. (Actualmente o prazo são cinco semanas, mas os privados podem inscrever-se até sete dias antes das provas).
Os seguintes debates foram deferidos e a sua resolução adiada:
16) A possibilidade de um Campeonato de construtores passar a ser um Campeonato de Equipas foi considerada mais adequada em 2011, quando os novos regulamentos técnicos do WRC forem introduzidos.
17) É necessário um estudo mais aprofundando relativamente à possibilidade de tornar o shakedown numa acção promocional e de media e também é necessário estudar melhor a possibilidade de fazer com que o shakedown sirva para estabelecer a ordem de partida dos concorrentes.
18) A opção por dois tipos de pneus permanece sob discussão com o fornecedor.
19) As equipas aceitaram, em princípio, a utilização de combustível normal dos postos de abastecimento.
20) A existência de um pódio no final de cada dia de prova está pendente devido à introdução ou não de um sistema de pontos bónus.
21) É necessário um estudo mais aprofundado relativamente à introdução de um Ranking de Pilotos compatível com a actual pontuação.
Fonte: Autosport.pt

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