27 de outubro de 2009

Finlandeses na Fórmula 3 Euro Series by Renata

Bom galerinha apartir de hoje o nosso team vai contar com a colaboração da Renata uma expert em Flying finns, especialmente os dá Fórmula 3 e outras categorias de base. A Renata preparou um super texto de apresentação sobre a F3 euro series e os dois representantes dos finlandeses voadores nesta categoria.
Sobre a F3:
É uma das melhores categorias escola do automobilismo e é meio que um passo obrigatório para qualquer piloto que queira chegar na F1. Existem vários campeonatos de F3, nacionais ou regionais, mas o mais forte e mais importante deles é a F3 Euro Series, onde correm Mäki e Bottas. 8 dos pilotos que estão hoje na F1 vieram da F3 Euro Series, incluindo Hamilton, Vettel, Kubica e Rosberg.
Sobre a F3 Euro Series:
- Existe desde 2004.
- É um campeonato metade alemão e metade francês, apesar de a maioria das corridas ser na Alemanha, devido à parceria com a DTM
- O calendário tem 10 eventos e 2 corridas por evento, totalizando 20 corridas
- Foram 6 eventos na Alemanha, 1 na Espanha, 1 na Holanda, 1 na França e 1 na Inglaterra
- Apesar de serem duas corridas por fim de semana, há apenas um qualifying
- A primeira corrida é no sábado, tem 30 min, os pilotos largam na ordem do qualifying e os 8 primeiros pontuam (10-8-6-5-4-3-2-1)
- A segunda corrida é no domingo, tem 40 min, os pilotos largam na ordem de chegada da corrida anterior, sendo que os 8 primeiros invertem as posições, ou seja, quem ganhou larga em 8º e quem chegou em 8º larga na pole. A pontuação é menor e apenas para os 6 primeiros (6-5-4-3-2-1)
- Não há pit stops em nenhuma das corridas
- Os pilotos estreantes disputam um campeonato paralelo, o "Rookie Championship"
- Os carros são todos iguais, mas os motores podem ser de 2 tipos: VW ou Mercedes. O consenso é de que os motores Mercedes são melhores.
- Mika Mäki usa Volkswagen e Valtteri Bottas usa Mercedes
Sobre os finlandeses da F3 Euro Series:
>>>Mika Mäki:
Nascimento: 27/02/1988, Tampere
- 1994 a 2004 - Kart
- 2005 - se aventurou no campeonato da FBMW Alemã numa equipe familiar e de poucos recursos. Apesar das limitações, ele conseguiu até uma vitória!
- 2006 - Agora numa equipe melhor, ele conquistou o vice-campeonato, além de ser vice também na final mundial.
- 2007 - fez o teste do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e foi escolhido. A Red Bull decidiu então colocá-lo nas F-Renault Italiana e Europeia, sendo que na Italiana ele foi campeão logo na estreia, batendo seus companheiros como Brendon Hartley e Jaime Alguersuari. Na Europeia teve algumas dificuldades e foi 9º.
- 2008 - foi para a F3 Euro Series, quando impressionou mais uma vez, vencendo logo na primeira corrida. Fez uma ótima temporada para um estreante e só não conseguiu um lugar melhor no campeonato porque seu excesso de agressividade (e de azar também) fez com que não terminasse diversas corridas, revelando seu principal defeito: a falta de consistência. Terminou o ano em 5º.
- 2009 - continuou na F3 Euro Series, mas trocou de equipe e de motor, o que se mostrou não ter sido um bom negócio: os novos motores não são tão bons quanto se esperava e ele teve uma temporada bem mais discreta e mais uma vez azarada e inconsistente, ficando apenas com o 6º lugar no campeonato. Mesmo assim conseguiu vencer uma corrida e tem uma importante marca de pelo menos uma vitória em cada categoria por onde passou.
>>> Valtteri Bottas:
Nascimento: 28/08/1989, Villahde
- Até 2006 - kart
- 2007 - foi direto para a F-Renault NEC e já na estreia foi 3º lugar.
- 2008 - continuou na F-Renault, disputando dessa vez os campeonatos NEC e Europeu, e foi absoluto, campeão em ambos.
- 2009 - conseguiu uma vaga na melhor equipe da F3 Euro Series (ART), e não decepcionou: foi campeão entre os estreantes e 3º lugar no geral, além de fazer 2 poles, 6 segundos lugares, e algumas performances memoráveis. Seu ponto alto foi uma vitória no Masters da F3, que é um evento especial que reúne pilotos de várias das F3.
- Pra 2010, ele já anunciou que continua na F3 Euro Series e é favoritíssimo para o título.

Apesar da rivalidade, eles são amigos e andam sempre juntos:

Os dois fizeram duas dobradinhas finlandesas esse ano:
Bottas vencedor do "Zandvoort Masters of F3" e Mäki em 2º


Mäki vencedor da corrida principal de Brands Hatch e Bottas em 2º

E essa foto é a minha preferida dos dois. É do Masters e mostra o Mika Mäki fazendo um sinal de "vamos tomar todas hoje" e Bottas respondendo com um "positivo" =)

Um comentário: