6 de outubro de 2011

News, Fotos & Video - Tudo sobre os Flying Finns no Rally da Franca

As duas últimas etapas do Mundial de Rali, realizadas na Austrália e na França, tiraram Mikko Hirvonen da condição de coadjuvante para postulante ao título da temporada de 2011. A vitória em Coffs Harbour e o terceiro lugar na Aslácia, aliado aos problemas com Sébastien Loeb nas provas, elevou o finlandês à liderança do WRC com 196 pontos, mesmo número do francês.

Loeb, no entanto, tem vantagem no primeiro critério de desempate por ter vencido quatro etapas neste ano, contra duas do nórdico. O resultado foi suficiente para Hirvonen sonhar com seu primeiro mundial e também quebrar o jejum de 30 anos sem títulos da Ford. O último piloto campeão do WRC pela montadora do óvalo azul foi Ari Vatanen, em 1981.

AFP
Empatado com Loeb na liderança do WRC, Hirvonen pode quebrar jejum de 30 anos da Ford

A princípio, Mikko havia terminado o Rali da França, realizado no último fim de semana, na quarta colocação, depois de seu companheiro de equipe na Ford, Jari-Matti Latvala, ter forçado uma punição para lhe beneficiar, seguindo o jogo de equipe da montadora. Mas graças à exclusão de Petter Solberg, desclassificado da prova pelo seu carro ter sido pesado abaixo no limite mínimo previsto no regulamento, o finlandês subiu para terceiro.

O nórdico lamentou o infortúnio de Solberg, mas indicou que em um momento tão crucial no ano, todo ponto é fundamental. “Não estou feliz por ganhar uma colocação por uma desgraça de um rival, mas a essa altura da temporada, qualquer ponto conta”, disse Hirvonen em entrevista ao site oficial do WRC.

Restando apenas as provas na Catalunha e no País de Gales para o encerramento de uma das mais imprevisíveis temporadas recentes do WRC, Hirvonen crê que pode buscar o título, mesmo com o apregoado favoritismo dos carros da Citroën, que venceu as etapas de 2010 com Loeb.

“Vamos para a etapa seguinte, na Espanha, como líderes junto a Loeb e com apenas duas provas para o fim. A luta pelo título está aberta e com muitas possibilidades. Meu objetivo é dar meu máximo na Espanha, e fazer uma emocionante corrida para fechar o ano na Inglaterra”, finalizou o dono do Fiesta de número 3.

Além de Loeb e Hirvonen, outro postulante ao título é o ascendente Sébastien Ogier. Graças à vitória no Rali da França e também ao terceiro lugar no Power Stage, na Alsácia, o número 2 da Citroën tem agora 193 pontos, apenas três a menos que os líderes do Mundial.

Fotos de Mikko e Jari-Matti no Rally da Franca 2011:


Video: Review Oficial da Ford:


Nenhum comentário:

Postar um comentário