23 de maio de 2011

Rally da Argentina 2011 - FordWRC Preview

O Ford Fiesta World Rally Car tem um convite VIP para uma das maiores fiesta do próximo final de semana. Mais de um milhão de fanáticos latino-americanos se reunirão nos pampas para assistir o Rally da Argentina, realizado entre os dias 26 e 29 de maio, e a Ford Abu Dhabi World Rally Team será uma das estrelas convidadas para a festa.

O rally é tradicionalmente um dos clássicos de cascalho no campeonato, mas o desempenho do Fiesta RS WRC no asfalto irá desempenhar um papel importante neste momento da temporada. Após um ano de ausência, o evento retorna à serie com superfície mista, oferecendo a primeira oportunidade para o carro mostrar suas habilidades no asfalto.


As cinco primeiras rodadas do campeonato deste ano foram realizadas no asfalto e neve. Apesar do Rally da Argentina manter suas famosas especiais na provincia de Cordoba, cerca de 700 km a noroeste de Buenos Aires, quase um quinto da distância competitiva do evento será percorrido no asfalto.

Para adicionar um desafio extra aos pilotos Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen e seus companheiros de equipe Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila, as superficies de asfalto serão percorridas com seus Fiesta RS WRC com set ups e pneus de cascalho.

A viagem da equipe da Europa, atravessando o Oceano Atlântico é longa, mas a atmosfera que cerca o evento faz do Rally da Argentina, um dos favoritos. Em um país onde o tango espelha a paixão pela vida, a atmosfera ao longo das especiais, como os fãs espalhados em três diferentes vales da província é espetacular.

O novo formato irá transformar a clássica especial El Condor em um teste misto pela primeira vez e ambos Hirvonen, que ocupa a segunda posicão no campeonato de pilotos, quanto Latvala prepararam-se bem para este desafio. Cada um testou meio dia no último mês em estradas de asfalto na Sardenha, usando configuracões de cascalho em seus carros, simulando o que eles irão encontrar na Argentina.

“As especiais mistas serão dificeis para os pneus,” disse Hirvonen. “A El Condor de cascalho é complicada, porque ela é estreita, sinuosa e rochosa. Este ano a etapa muda para asfalto e torna-se larga e lisa, assim terei que mudar imediatamente minha abordagem. O carro estava muito bom no teste de asfalto. É a primeira vez dos carros da nova geracão nesta superficie, então será novo pra todos nós.

“Há um pouco de tudo neste rally – cascalho, asfalto, travessia de rios, longas especiais. Maio é final de outono na Argentina então não podemos ter certeza como estará o tempo. Pode estar quente e seco, o que fará as condicões dificeis para os pneus de composto macio, ou pode estar molhado e enlameado, o que fará com que o asfalto seja escorregadio. Minha velocidade na última rodada na Itália estava boa, eu estava feliz com o ritmo o carro, assim estou confiante. Posso reproduzir isto aqui também,” disse o finlandês de 30 anos.


Latvala tem 4 largadas na Argentina em seu nome e o Finlândes também reconhece que o rally 2011 será complicado.

“É sempre um rally exigente, especiais complicadas e este ano há muitos quilômetros no asfalto os quais devemos percorrê-los com pneus de cascalho,” disse ele. “A superfície mista nas mesmas especiais vai exigir uma total mudanca de mentalidade quando as estradas mudam de cascalho para asfalto. É importante ser preciso, para mantê-se no tracado no asfalto, lembrar que a aderência é diferente e que os pontos de frenagens não são iguais com os pneus de cascalho como seriam com o composto para asfalto.

“As etapas da sexta-feira primeiro dia do evento são realizadas em estradas técnicas, o que contrasta com o segundo dia, onde as etapas são rápidas e caracterizada por saltos e passagens em água. Em seguida, o último dia contém o que provavelmente é o maior teste desta temporada. Assim é importante para o piloto se adaptar as mudancas no ritmo a cada dia,” acrescentou Latvala.

Hirvonen e Latvala completaram um teste de 4 dias nesta semana, em preparacão para o Acropolis Rally of Greece no próximo mês. Latvala completou 443km nos dois primeiros dias em Peloponnese próximo a Corinto. Hirvonen assumiu volante para os dois últimos dias e pilotou 546 quilômetros.

Fonte e créditos: Site oficial do Jari-Matti Latvala| Traducão: The Iceman Br Team

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