27 de maio de 2011

Rally Argentina 2011 - SS7 El Condor 2 - 37.32km

Jari-Matti Latvala terminou o primeiro dia do Rali da Argentina na liderança da prova, após um forte desempenho do piloto finlandês da Ford. Latvala venceu quatro das seis especiais do dia de hoje, e parti para amanhã com 18,2 segundos de vantagem sobre Petter Solberg.

Latvala apostou numa afinação distinta para o seu Fiesta RS WRC na manhã, ao partir para a primeira secção da etapa com o seu carro rebaixado em 20 mm, o que fez a diferença na parte de asfalto do terceiro troço do dia. Nas passagens da tarde, Latvala estava consciente de que seria difícil voltar a ganhar tanto tempo, embora ainda tenha conseguido avolumar a sua liderança em mais alguns segundos. Segundo o piloto, apenas o erro na última especial do dia, El Condor 2, o impediu de contar com mais um triunfo em troços e ampliar a sua vantagem.

"Correu bem. Aos dez quilómetros travei demasiado tarde e deixei calar o motor. Não precisei de fazer marcha-atrás mas ainda perdi algum tempo. Até estava a gostar da secção de asfalto. Quero ser o primeiro carro na estrada amanhã. Penso que será uma boa posição", referiu Latvala, adotando um discurso poucas vezes ouvido nestes tempos modernos do Mundial de Ralis...

Solberg termina o dia no segundo posto, mas acredita que poderá ter uma palavra a dizer na luta pela liderança já amanhã: "Foi um excelente dia. Não sabia como abordar a secção de asfalto e o carro esteve difícil de pilotar ali, mas além disso, foi ótimo. Vou ganhar mais troços este fim de semana", afirmou o piloto aos microfones da World Rally Radio. Com efeito, Solberg alcançou hoje a sua 400ª vitória em especiais do WRC, registo que o norueguês da Citroën pretende aumentar.
Sébastien Ogier está em terceiro lugar com o melhor dos Citroën DS3 WRC oficiais, com o piloto francês a encontrar-se a 28,8 segundos da liderança e 14,7 segundos à frente de Mikko Hirvonen. Sébastien Loeb foi penalizado num minuto por ter desrespeitado o horário de chegada ao Parque de Assistência e com isso caiu para o quinto posto, trabalhando agora para recuperar tempo: neste momento encontra-se a 1m30,3s de Latvala e a 46,8s de Hirvonen.

"A diferença é demasiado grande neste caso. Como vimos hoje, é muito difícil conseguir uma grande diferença. A penalização foi apenas um erro estúpido. Havia muita gente no ponto de check-point em frente ao painel [de tempo] e não o conseguimos ver adequadamente", afirmou Loeb.

Mads Ostberg está em sexto, sendo o melhor dos homens da Stobart, mas está já longe dos primeiros cinco da geral, estando pouco à frente de Matthew Wilson, igualmente num Fiesta da Stobart. [Autosport de Portugal]

DESTAQUE DA ESPECIAL: Mesmo não sendo o mais veloz na especial Jari-Matti Latvala ampliou para mais de 18 segundos sua vantagem para Petter Solberg.

RESULTADO DA SS7 E CLASSIFICACÃO GERAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário