12 de maio de 2011

Q & A Com Ari Vatanen

A lenda do rally Ari Vatanen terá um importante trabalho à fazer no Tour de Corse-E.Leclerc nesta semana quando pilotará o carro 0 (zero), um Peugeot 207 RC Rallye. Ele falou para o www.rally-irc.com sobre a responsabilidade que vem com isto,e a perspectiva por ter como navegador seu filho Max e a cobertura do Europost do Intercontinental Rally Challenge.

O que o trouxe à Córsega?
AV: É mais do que um simples rally, é a Córsega onde eu pilotei um Peugeot 205 T16 pela primeira vez em 1984. Pediram para mim pilotar e eu pensei ‘por que não’. É uma boa oportunidade para estar com Max meu filho que será meu navegador. Eu tive rallies terriveis aqui em 1984 e 1985 e poderia ter morrido em ambos, simples assim, mas isto é a vida. Penso com muito carinho na Córsega, e claro o inicio da era do 205 foi surpreendente, jamais será batido. É muito bom está aqui e estou muito animado.”

Ser o piloto do carro ‘zero’ é um trabalho de muita responsabilidade, não é?
AV: Claro, porque faz parte da organizacão e você tem certos deveres. Vou tentar lembrar de mim mesmo e Max e de que não devemos nos empolgar.

Como é ter Max, seu filho, navegando para você?
AV: É muito importante. Ele tem apenas 20 anos e ele só se interessou por rally muito recentemente. Mas agora ele está muito interessado, mas ele não tem muita quilômetragem ainda. Quando eu tinha a idade dele era só eu e meus sonhos na parte oriental da Finlândia próximo a fronteira com a Russia. Mas os sonhos podem te levar pra longe na vida, é claro, é muito comovente olhar para ele através de seus olhos e considerar as questões que ele está se perguntando. A coisa mais importante quando você está interessado ou apaixonado por algo na vida, é você não deixa sua vida te tirar isso, você está participando, e é isso que importa na vida.”

Tour de Corse é agora etapa do IRC. Você assiste IRC e conhece alguns dos pilotos?
AV: Eu mantenho um olho nele sim, não apenas porque tem alguns pilotos finlandeses, mas porque eu gosto de ver o que está acontecendo e os novos nomes que estão surgindo. As pessoas falam muito bem do IRC, se apaixonam por ele e pela forma como está organizado. Quando eu fui para o Col de Turini no Rallye de Monte Carlo eu vi como a Eurosport cobriu o evento e depois disto, muita gente comentou quão bem a Eurosport fez isto.

Que conselho você daria para um piloto que vai competir aqui (na Córsega) pela primeira vez?
AV: “Que apenas tente ficar concentrado. É muito exigente e você não descansa aqui. Como diz o ditado ‘se a reta tem mais de 100 metros você está na ilha errada’.”

Fonte Rally Buzz | Créditos IRC-Series| Traducão: The Iceman Brasil Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário