15 de abril de 2011

Rally da Jordânia 2011 - Resumo do Primeiro Dia

Fonte: Autosport de Portugal

Sébastien Ogier aproveitou a segunda passagem pelo enorme troço de Jordan River (41 km) para atacar e garantir uma grande liderança para o segundo e último dia de prova no Rali da Jordânia. Tendo chegado ao comando da prova precisamente após aquele troço na manhã, Ogier assistiu a aproximação de jari-Matti Latvala nas duas primeiras especiais das três que compunham a segunda ronda de passagens desta etapa, mas uma performance demolidora na derradeira classificativa do dia deixa-o na liderança com 31,6 segundos de avanço sobre Loeb.

Desta vez, Ogier não quis entrar em jogadas táticas. Sabendo-se que a tarefa de abrir as estradas pode ser bastante prejudicial - que o diga Mikko Hirvonen que só de manhã havia perdido quase um minuto - havia a curiosidade de se saber se Ogier, que detinha uma liderança de apenas 6,4s sobre Latvala à entrada para a última classificativa do dia, iria abrandar ou, por outro lado, atacar a fundo. E foi isso mesmo que o jovem francês da Citroën fez, vencendo o troço com 18 segundos de avanço sobre o segundo melhor, Petter Solberg (Citroën DS3 WRC), embora seja ponto assente que os outros pilotos tenham abrandado para garantirem melhores posições à partida para amanhã.

Com Latvala a perder 26,7s nesta especial, o finlandês da Ford acabou também por se ver ultrapassado na classificação geral por Sébastien Loeb, que é agora o segundo depois de um dia em que minimizou o facto de ser o segundo na estrada. Ainda que a distância para a frente seja muito grande, não é de excluir que a dificuldade de limpar a estrada se volte a refletir, agora com Ogier.

Contudo, a luta pelo segundo posto está também ao rubro, com Latvala a apenas 1,5 da segunda posição de Loeb e Petter Solberg, o quarto, a 2,2s do finlandês da Ford. Completamente de fora da luta está Hirvonen, que é quinto mas já a mais de 2m30s da frente, resultado de limpar a estrada e, também, de problemas com a direção assistida do seu Ford Fiesta WRC na segunda metade do troço de Jordan River.

Em muito boa forma tem estado Kimi Raikkonen, com o piloto finlandês a encontrar-se na sexta posição, mas apenas a 14,9 segundos de Hirvonen. Raikkonen conseguiu mesmo fazer o quinto tempo na especial de 41 quilómetros desta tarde. Mads Ostberg já está fora de prova, devido a problemas na caixa de velocidades no seu Fiesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário