11 de maio de 2010

COPOS e GARRAFAS

PauliToivonen, Lampinen,Munari

Na realidade, o álcool faz parte da maioria das boas histórias de rallyes. Recordo-me da 1ª ida de Finlandeses ao rallye da Acrópole.

Entre eles estava Pauli Toivonen num VW, e Simo Lampinen num SAAB. Certa noite, ambos tinham acabado seus treinos e sairam com os respectivos navegadores no SAAB normal em que Lampinen tinha feito seu treino.

No caminho, Toivonen mostrou-se bastante desdenhoso do modo como o jovem Lampinen conduzia, e quando lhe disseram que as suas tangentes eram devidas à ausência total de travões ele não acreditou.

Depois de terem acabado de jantar, e com grande número de garrafas de vinho, Toivonen limitou-se a informar que seria ele a guiar. Entraram no carro e arrancaram ao longo do mar, verificando pouco depois que a estrada não tinha saída.

Pauli «travou» e descobriu que tudo o que lhe tinham dito sobre a falta de travões era verdade. Claro que o SAAB entrou pela montra de um café e só parou entre as mesas, no interior. Foi um dos jantares mais caros desse rallye...


A maioria dos pilotos anda sempre com uma garrafita no carro - habitualmente brandy - para o caso de terem uma avaria no meio da noite e necessitarem de alguma coisa para os manter quentes.

Eu que o diga: no rallye do RAC, Sandro Munari e eu partimos um semi-eixo do Lancia e passamos 5 horas enregelados dentro do carro. Por acaso passou um camponês, e deu-nos reboque com seu tractor, pondo por fim o Lancia num celeiro e levando-nos para o pub local.

Para aqueles que não sabem, estes bares tipicamente britânicos fecham ao domingo na Escócia, e, na realidade era domingo e estávamos, calculem na Escócia. No entanto batemos à porta e após uns minutos veio abri-la um escocês muito bêbedo que nos levou a ver o que eram evidentemente os restos de uma festa excelente que tinha começado 12 horas atrás.

Tanto Sandro como eu pudemos testemunhar sobre as propriedades de reanimação do whisky escocês às 6 horas da manhã...

Conheço pelo menos um condutor que costumava levar no carro mais do que um pouco de brandy. Olle Bromark, o piloto sueco da SAAB, tem uma paixão por cervejas e salsichas que o levava sempre a ter algumas dentro do carro.

Numa já famosa ocasião, ele, Bengt Soderstrom e Erik Carlssson sairam da estrada todos na mesma curva. Foram encontrados mais tarde por uma equipa de salvamento em redor de uma pequena fogueira a comer salsichas e a beber cerveja.

JOHN DAVENPORT - redactor de AUTOSPORT e conhecido navegador de rallyes.
IN RALI - editado por FRANCISCO SANTOS - 1972

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